Rota da Fé marcará os 50 anos da Paróquia de Tunápolis
Evento vai envolver comunidades e ciclistas viverão uma experiência de Fé com a bicicleta pelas comunidades do interior.

10/09/2020 - 17h59

No dia 20 de setembro, a Paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis, no Extremo Oeste de SC, comemora 50 anos de fundação. A programação prevista não pode ser realizada por conta da pandemia. Mas, surgiu um evento que promete marcar o aniversário e ainda ser uma experiência de Fé para os ciclistas. É a Rota da Fé, que será realizada no dia 19, um dia antes do aniversário.

Conforme Vanduir Matias Deters, da Natur Cicloturismo, organizadora do trajeto, o roteiro sofreu uma pequena alteração. Serão mais de 80 km com 1.900 m de altimetria ou um percurso de 65 km com 1.450 m. Em reunião realizada na Paróquia na última sexta-feira (04), foram definidos detalhes do roteiro. “Devido a distância e altimetria, não será possível passar em todas as comunidades”, explica Vanduir.

Conforme o Pe. Ignácio Kolling, as comunidades estão sendo motivadas a se envolverem com a organização dos locais de bênçãos e de motivação aos participantes da rota. “Estamos preparando para que este seja um momento de Fé e Bênçãos vividos pelos participantes e de conexão com as comunidades”, enfatiza.

A programação inicia às 06h30 com café nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz, em Tunápolis. Antes da largada, às 07h, acontece a oração de envio em frente a Cruz da 1ª missa. O roteiro passará por Pitangueira, Conceição (bênção da Imaculada Conceição), Goretti, São Sebastião, São Pedro (parada para lanche) e São José (bênção do trabalhador e da família), no período da manhã. Durante a tarde a Rota da Fé segue por Cantina (bênção da Saúde), Quadro Santo Antônio, Bela Vista (bênção da garganta), Santa Helena e encerra em frente a Igreja Matriz e réplica da 1ª Igreja de Tunápolis.

Devido a pandemia e as regras de vigilância em vigor, o evento terá um número limitado de participantes. As inscrições devem ser feitas até nessa sexta-feira, dia 11. Mais informações podem ser conferidas nas Redes Sociais da Natur Cicloturismo ou pelo WhtasApp (49) 99113-1413.

HISTÓRIA

A origem do nome dado à Paróquia é por causa dos três riachos da cidade que juntam. A simbologia do ‘três em um’ é representado pela Santíssima Trindade, a verdadeira comunidade. Oficialmente, a Paróquia foi instalada em 20/09/1970 pelo bispo de Chapecó, Dom José Gomes. O 1º pároco foi o Pe. Wunilbaldo Steffen. Os Jesuítas coordenaram o trabalho até o ano de 2005. Desde então, os padres diocesanos assumiram o trabalho. A Paróquia é formada por comunidades de Tunápolis, Santa Helena e Itapiranga.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook