O Departamento
Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está com os atendimentos
presenciais suspensos desde o dia 18 de março, mas não há motivo para se
preocupar: todos os prazos de serviços como a transferência de veículos e
renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão prorrogados, e alguns
suspensos, até o retorno das atividades presenciais do órgão. O cidadão
catarinense também pode acessar a maior parte dos serviços pelo Detran Digital,
sem precisar sair de casa.
De acordo com a
diretora do Detran, Sandra Mara Pereira, as medidas têm por objetivo evitar o
contágio pelo novo coronavírus nos locais de atendimento do órgão estadual de
trânsito. "Todos os prazos que venceram no período do fechamento do órgão
até a reabertura tiveram os prazos prorrogados e alguns até suspensos. Quando o
atendimento presencial retornar, o Detran passará a atender de acordo com as
normas editadas pela SES e está sendo desenvolvido o serviço de agendamento
para evitar aglomerações. Este sistema está sendo desenvolvido pelo Ciasc e
ficará pronto até o dia 2 de maio", informa Sandra Mara.
O atendimento no
Detran está limitado aos serviços internos e remotos que não demandem
atendimento presencial. Desde o início das ações de enfrentamento à pandemia de
Covid-19 também não é mais necessário portar o documento físico do veículo, o CRLV (licenciamento). Os
condutores podem ter em mãos apenas a versão digital em seu aplicativo ou uma
impressão comum, se desejar a versão física.
Confira quais prazos estão
suspensos:
-Renovação de
CNH. Se o seu
documento venceu do dia 19 de fevereiro de 2020 em diante, ele poderá ser
renovado depois da retomada dos atendimentos presenciais. Até lá, a CNH não
será considerada vencida.
-Primeira
habilitação. O prazo para
tirar a primeira habilitação, que era de 12 meses, agora passa a ser de 18
meses.
-Transferência de
veículos. O processo de
transferência de veículo também teve os prazos suspensos, com a ampliação das
validades da vistoria e do Certificado de Registro de Veículo.
-Infrações de
trânsito. A interposição
das indicações de condutores, defesas de autuação, recursos inerentes às
infrações de trânsito e todos os processos administrativos estão suspensos.
-Demais
documentos. Procurações,
reconhecimento de firma, laudos de vistoria, inspeção veicular, entre outros,
que tinham o vencimento durante os períodos de suspensão e interrupção de
atendimento, continuarão com validade reconhecida.
Confira os serviços que podem
ser realizados pela internet:
-CNH: CNH definitiva, renovação, segunda via,
solicitação de Permissão Internacional para Dirigir (PID), emissão de segunda
via de taxa, acompanhamento de processos, certidão de registro de CNH, consulta
de pontuação e de CNH suspensa, cassada ou cancelada.
-Infrações: consulta de multa e emissão de boletos
de multas.
-Veículos: CRLV eletrônico (pode ser impresso em
qualquer impressora), certidões para seguro, de baixa e de propriedade, emissão
de boletos (multa, IPVA, DPVAT e licenciamento), calendário de pagamento e
consulta de dossiê de veículo.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook