
Foto: Ascom/SED
A partir de
fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que
inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será
implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas,
além dos estudantes matriculados nas 120 escolas-piloto catarinenses, que já
oferecem a novidade desde 2020.
Além da ampliação
da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino
Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou
seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais
articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida,
uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares
Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
Entenda as principais mudanças
O Novo Ensino Médio
divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800
mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos
três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base
do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.
A Formação Geral
Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas
Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os
componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de
disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão
mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos
Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida,
Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de
Aprofundamento.
Como foi a construção do currículo em SC
O Novo Ensino Médio
em Santa Catarina foi um trabalho de construção coletiva iniciado ainda em
2018, com a adesão das 120 escolas-piloto. No ano passado, Santa Catarina foi o
primeiro estado a ter o Currículo Base do Ensino Médio do Território
Catarinense - incluindo o Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as
Trilhas de Aprofundamento - homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além
de ter sido o primeiro estado a entregar o Plano de Implementação do Novo
Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).
“Queremos que a
sala de aula seja um ambiente desejável para o aluno. Estamos preparando
espaços para que nossos estudantes se sintam à vontade, com uma carga horária
superior àquela existente, para prepará-los para o mundo real. Na escola, ele
poderá fazer escolhas alinhadas com seus interesses, junto com os seus
professores”, destaca o secretário Luiz Fernando Vampiro.
Para a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos jovens estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo. “Com o Novo Ensino Médio, os estudantes podem mobilizar conhecimentos, habilidades e valores que permitem que eles estejam mais aptos a lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, considerando a quantidade de transformações que marcam a atualidade”.
Como será a distribuição das aulas
Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.
Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:
Projeto de Vida
O componente
curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na
escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar
vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo
o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia
primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo
que considere os seus próprios projetos de vida.
De julho a dezembro
de 2021, a SED realizou o curso de formação continuada para elaboração dos
Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, com a participação de
aproximadamente 150 professores da rede. Esses roteiros estarão disponíveis
para a rede em fevereiro deste ano.
Segunda Língua Estrangeira
Em Santa Catarina,
além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do
Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua
estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. O objetivo é ampliar o atendimento
de línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a
sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto
da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta
da comunidade. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas
semanais.
O que são os Componentes Curriculares Eletivos
Os Componentes
Curriculares Eletivos buscam tornar a escola um espaço para discussão e
vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão
divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural,
processos criativos e empreendedorismo. Os estudantes podem escolher os
componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao
seu projeto de vida.
Alguns exemplos de
Componentes Eletivos que estarão disponíveis nas escolas são: Cultura Digital,
Pensamento Computacional, Educação Empreendedora, Matemática Financeira,
Educação Fiscal, Prática em Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático,
entre outros.
O documento com os
25 Componentes Curriculares Eletivos, que já estão nas matrizes curriculares
das 120 escolas-piloto de Santa Catarina, pode ser acessado no site da SED. Esse
portfólio foi construído com a participação de 363 profissionais da rede,
envolvendo professores, coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um
grupo multissetorial para construir temáticas e roteiros pedagógicos que sejam
inovadores e coloquem os nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.
Entenda as Trilhas de Aprofundamento
As Trilhas de
Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo
com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 aulas semanais ou 15 aulas
semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as
ofertadas pela escola.
Ao todo, são 25
possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11
são integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade
de trilhas ligadas aos 13 Eixos Tecnológicos do CatálogoNacional de Cursos Técnicos.
Como explica a gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED, Letícia Vieira, as trilhas permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. “Por exemplo, na 2ª e 3ª série, o estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de conhecimento com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar para outra área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique com a área escolhida no primeiro momento”.
Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:
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24/05/2022 - 11h21
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23/05/2022 - 20h26
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23/05/2022 - 20h00
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11/05/2020 - 10h19
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30/05/2019 - 14h42
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10/01/2022 - 11h36
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04/05/2021 - 12h59
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