Foto: Divulgação
Ao todo, neste
início de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contabiliza 6.192
ocorrências atendidas. O relatório foi disponibilizado pela Secretaria da
Saúde, nesta segunda-feira, 10 de janeiro, e analisa dados como tempo resposta,
atendimentos com envio de ambulância, com orientação médica, causas e faixa
etária dos pacientes. As regiões com mais atendimentos foram Florianópolis,
Joinville e Criciúma, respectivamente.
De acordo com os
dados, ainda, o tempo resposta médio das Unidades de Suporte Avançado (USA) tem
sido cerca de cinco minutos, em caso de código vermelho. O chamado código
vermelho é a gravidade da ocorrência, que é o maior risco de morte. Ele é
gerado pelo médico regulador, na Central de Regulação, após a ligação ao 192.
Embora o registro
de 6.192 ocorrências, no relatório da SES, quase quatro mil delas precisaram
apenas de orientação médica por telefone. Outros 2.824 casos precisaram do
envio de uma ambulância. A faixa etária que mais usou o serviço neste início de
janeiro foram os idosos com mais de 60 anos, seguido de perto por adultos de 20
até 39 anos.
“É algo em torno de
313 atendimentos diários que o SAMU de SC ofereceu nestes nove dias de 2022.
São números que mostram que nossas equipes estão ativas e não param. É 13
atendimentos por hora em oito macrorregiões”, assinalou o secretário da Saúde André
Motta Ribeiro. “Nós estamos num ciclo novo, no Serviço, e esta Secretaria
permanece atenta aos números e aos profissionais, neste período de transição”,
completou.
O SAMU é o único da
região Sul do país a atender 100% da população, em oito macrorregiões
diferentes, nos 295 municípios. E conta com uma frota de 23 Unidades de Suporte
Avançado, 94 Unidades de Suporte Básico, dois helicópteros e dois aviões.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook