Santa Catarina pode ter registro de neve nesta semana

Imagem de kjpargeter no Freepik

Imagem de kjpargeter no Freepik

11/07/2023 - 18h30

O “Super El Niño” associado com um ciclone extratropical que atua em Santa Catarina pode trazer neve ainda esta semana ao Estado. O aviso foi feito na manhã desta terça-feira (11) pela Defesa Civil de Santa Catarina.

De acordo com a pasta, o ciclone extratropical em alto mar, ainda desloca umidade para a costa, mantendo a presença de nuvens do centro ao leste do estado, bem como a condição para chuva ocasional.

Na Serra catarinense o combo de umidade e ar frio favorece a chance de precipitação invernal (chuva congelada e/ ou congelante e neve).

A previsão da Defesa Civil é para que a neve chegue a Santa Catarina na sexta-feira (14).

Previsão para a semana

Nesta quarta-feira (12) a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, concentra a instabilidade mais intensa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, sobretudo no Litoral Sul e Planalto Sul. No final do dia, a chuva volta a ganhar força e a ocorrer acompanhada por temporais, que começam pelo Extremo-Oeste e se estendem para as demais regiões na madrugada da quinta-feira (13).

A formação deste ciclone também intensifica o vento, que varia de nordeste a noroeste com rajadas entre 50 a 70 km/h, principalmente a partir da tarde. O mar vai ficar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Por isso, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, aos temporais, às fortes rajadas de vento, ao mar agitado e à ressaca.

As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 21°C no Oeste e no Extremo Oeste e entre 10°C e 18°C no restante do Estado. No entanto, as máximas podem superar os 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 16°C e 23°C nas demais regiões.

A quinta-feira (13) vai começar com temporais do Extremo-Oeste ao Litoral Sul na madrugada, por influência do ciclone extratropical. No decorrer da manhã, a chuva avança para as demais regiões de Santa Catarina ao mesmo tempo em que perde força. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. No restante do dia, permanece a condição para chuva em todas as regiões catarinense, porém de forma mais persistente entre o centro e o sul do estado. Haverá risco de alagamentos, deslizamentos e inundações.

Já na sexta-feira (14), como explicado no início do texto, haverá chance de neve na Serra catarinense. No sábado (15) o tempo “vira” e a massa de ar seco e frio se instala no Sul do Brasil, deixando o tempo firme e ensolarado em Santa Catarina. Nestes dois dias (sexta e sábado) fará frio no amanhecer e o vento ficará fraco. No entanto, o mar seguirá agitado com chances de ressaca e alagamentos costeiros.

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • Neve



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook