Santa Helena reforça ações contra a Dengue
Município tem 28 casos confirmados e 14 focos do mosquito.

Foto: Ascom/Divulgação/JRTV

Foto: Ascom/Divulgação/JRTV

22/04/2022 - 12h09

Durante o ano de 2021 foram feitas muitas ações contra a Dengue em Santa Helena. O município tinha a triste e vergonhosa marca de ter uma das piores realidades da Dengue do Estado de Santa Catarina. Foram feitas campanhas educativas, anúncios em rádios jornais, placas publicitárias com instruções, som de rua, envolvimento das Agentes de Saúde, trabalho nas escolas e muitas visitas às casas. Tudo isso resultou em avanços no combate ao mosquito Aedes Aegypti, mas é preciso retomar as ações frente a realidade vivida em toda a região.

Conforme o Secretário de Saúde, Carlos Roberto Mello, a partir da última semana de abril será retomado o trabalho com mais ênfase com ações contra a Dengue. Mello informou que o Agente de Endemias Joel Godois irá retomar o trabalho nas Escolas, as Agentes de Saúde serão convocadas para trabalhos in locco nas residências e terrenos baldios e será aplicado fumacê nos locais mais críticos.

O Secretário afirma que é necessário que cada família se envolva na causa por que é uma situação de saúde pública. Esse trabalho precisa ser feito na cidade e no interior. “Santa Helena tem 28 casos confirmados, temos 14 focos do mosquito e a região tem muitos municípios em situação de emergência. Além disso, já foram registrados óbitos na região”, lamenta Mello.

O Agente de Endemias, Joel Godois, solicita que todas as famílias e proprietários de terrenos voltem a fazer ações que impeçam o avanço do mosquito. “É preciso eliminar a água parada nas lonas e calhas, verificar constantemente as caixas de água e eliminar qualquer recipiente que pode acumular água”, explica.

Em síntese, toda vez que o poder público e a comunidade se unem por uma causa, os resultados aparecem. A imagem de Santa Helena foi muito ruim no ano passado e isso fez com que as medidas fossem necessárias e todos se envolveram. Agora, é necessário retomar as ações com mais firmeza para impedir um novo avanço e a ação é simples: “eliminando os criadouros, eliminamos o mosquito”.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook