Santa Helena tem caso confirmado de dengue
Cidade é considerada infestada e poder público reforça as ações.

06/04/2021 - 16h08

O Município de Santa Helena teve confirmado um caso de Dengue no início deste mês de abril. Além do caso confirmado, há outros testes que aguardam a confirmação. A situação é preocupante e fez com que a administração municipal se reunisse na tarde desta terça-feira (06) com os representantes da Regional de Saúde para discutir algumas ações imediatamente.

A reunião foi realizada no gabinete do Prefeito Blásio Hickmann e contou com a presença do Secretário de Saúde Carlos Mello, do agente de endemias Joel Godois e Simone Falavigna e Luan Fath, da Regional de Saúde. Na reunião foram priorizadas as questões que reforçam a prevenção. Após ouvir as sugestões dos representantes da regional, a administração municipal apresentou as ações que serão realizadas.

Conforme o Secretário Carlos Mello, a primeira ação foi a aplicação do fumacê ainda tarde terça-feira nas Ruas próximas ao foco encontrado. Campanhas educativas serão feitas nas Redes Sociais, através de imagens e vídeos e reportagens que reforçam a importância da prevenção e do risco em potencial na cidade, também estão entre as ações.

Luan Fath explicou que a ação do fumacê é complementar e que mata somente os mosquitos adultos, por isso, é necessário que a população faça a sua parte no que diz respeito aos cuidados e limpezas do seu imóvel.

O agente de endemias Joel Godois afirma que a cidade de Santa Helena possui sete armadilhas e seis pontos estratégicos. Segundo Joel, os maiores problemas, nesse momento, estão relacionados com as caixas de água. Vasilhas de plantas que ficam com água acumulada também representam um elevado risco e são considerados ideais para a proliferação. “A população também precisa cuidar dos bebedouros de animais de estimação, pneus velhos jogados no terreno, latas de cerveja, copos e vasilhas plásticas também representam um grande problema”, afirma.

O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. No caso da dengue, os sintomas são febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. As autoridades solicitam que se alguém tiver esses sintomas deve tomar muita água, não se automedicar e procurar a unidade de saúde.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook