São Miguel do Oeste adere à campanha 'Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica'
Vítimas devem ir às farmácias cadastradas e apresentar o sinal vermelho na palma da mão.

14/08/2020 - 11h55

Nesta semana, a Secretaria de Assistência Social e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizaram uma reunião para divulgação da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Andreia Rebelato, o principal objetivo do encontro foi a definição de tratativas visando a implantação da campanha em São Miguel do Oeste, considerando que ela já acontece em âmbito nacional, ficando a cargo dos municípios a sua implementação.

A campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem por objetivo oferecer um canal silencioso de denúncia às vítimas de violência doméstica.

Por meio da campanha, a necessidade de acesso rápido e fácil às mulheres que, pelo isolamento social, se veem impedidas de buscar auxílio no 190 ou comparecer à Delegacia de Polícia para noticiar a violência sofrida, levou à criação do sinal vermelho contra a violência doméstica.

A intenção é que a vítima, na primeira oportunidade que tem de sair de casa, dirija-se à farmácia ou drogaria cadastrada na campanha e apresente o sinal vermelho na palma da mão, feito com batom ou qualquer material disponível, permitindo ao farmacêutico ou atendente - somente com informações de seu nome, endereço e telefone (se houver) - que acione a Polícia Militar para o acolhimento e demais providências.

Conforme a Delegada de Polícia, Dra. Lisiane Junges, a farmácia será mais um espaço onde as vítimas poderão pedir ajuda, além de todos os outros canais de denúncia já existentes.

As farmácias que tiverem interesse em aderir à campanha e treinar seus colaboradores devem fazê-lo até o dia 31 de agosto. A partir do dia 01 de setembro, as farmácias cadastradas estarão identificadas com o cartaz da campanha, possibilitando às mulheres em situação de violência que busquem ajuda nesses locais, de forma discreta e sigilosa.

As farmácias que não participaram da reunião e que possuem interesse em aderir à campanha, podem entrar em contato com a Secretaria e falar com Marcionize, por meio do telefone: (49) 3631-2016.

Mais informações podem ser acessadas no link https://www.tjsc.jus.br/web/violencia-contra-a-mulher/campanhas/sinal-vermelho-para-a-violencia-domestica.

Participaram do encontro representantes da Polícia Militar - Rede Catarina de Proteção à Mulher, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e de farmácias do Município.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook