São Miguel do Oeste lança programa para inclusão de surdos
Programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver” oferecerá aulas de Libras a alunos de pré-escola e servidores da Educação, identificará os espaços públicos com a linguagem de sinais e publicará um Dicionário Municipal de Libras.

02/09/2019 - 11h32

O Município de São Miguel do Oeste passa a realizar, a partir de hoje (02), um conjunto de ações que oportunizarão a efetiva inclusão dos surdos na convivência diária da sociedade.

O prefeito, Wilson Trevisan, acompanhado do secretário de Educação, Paulo Drumm, e representantes da APAS (Associação de Pais de Amigos dos Surdos), assinou, na manhã desta segunda-feira, o Decreto que cria o programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver”.

A iniciativa consiste no desenvolvimento de quatro ações básicas. A primeira delas, conforme explica o secretário, Paulo Drumm, é a realização de um projeto-piloto com duas turmas de pré-escola, que terão aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) uma vez por semana, ministradas por profissionais da APAS.

Outra ação será a realização de curso de Libras para os servidores da Secretaria de Educação. Também será colocada a identificação em Libras de todos os setores dos espaços públicos municipais, juntamente com as informações tradicionais já existentes.

A quarta ação será a publicação de um Dicionário Municipal de Libras, contendo além da linguagem utilizada em território nacional, todas as especificidades regionais. O material está sendo produzido pela APAS. “Muito se fala em inclusão, e nós estamos saindo da teoria para a prática”, salienta Drumm.

A diretora da APAS, Claudia Vizentin, agradeceu a parceria. De acordo com ela, a entidade atende cerca de 100 alunos, que terão uma verdadeira “acessibilidade” com mais esta ação da Administração Municipal.

Trevisan salienta que todos têm direito de acesso aos serviços públicos, e é necessário oferecer as condições adequadas. “A inclusão melhora o dia-a-dia das pessoas, proporcionando mais dignidade e respeito às diferenças”, ressalta.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook