Saúde alerta para uso consciente de medicamentos

10/10/2019 - 10h48

O uso consciente de medicamentos tem sido uma constante preocupação das equipes da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, que atuam na Farmácia Referência Municipal.

Em diversos momentos, conforme relata a Diretora de Assistência Farmacêutica, Kátia Wickert, foi feito o registro do descarte incorreto de medicamentos retirados nos postos de saúde do município.

Kátia reforça que a municipalidade está comprometida e investe cerca de R$ 1,5 milhão por ano para garantir o fornecimento de uma lista com 158 itens e alerta: “Por várias vezes os pacientes ou familiares acabam devolvendo medicamentos que haviam retirado na farmácia, porque o paciente veio a óbito. Ao conferirmos os itens, nos deparamos com medicação para tratamento de cerca de seis meses, presume-se que esse paciente não tomou a medicação conforme a prescrição. Será que se tivesse tomado certinho não teria feito a diferença? Nossa preocupação e orientação é pelo uso consciente, pois o medicamento devolvido será descartado por não sabermos a forma como foi armazenado”.

O alerta é para que a população verifique se o familiar idoso está tomando a medicação da forma correta. Ou se tem alguém com depressão ou transtornos psicológicos, estas pessoas precisam que alguém faça este controle.

O secretário de Saúde, Leonir Caron, salienta que a missão da equipe da Farmácia é trabalhar para que não falte nenhuma medicação para os pacientes, mas é necessária a colaboração de todos no sentido de retirar somente o que utiliza, do contrário faltará remédios para os demais usuários, que realmente necessitam e que vão fazer uso.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook