Saúde de Belmonte vai realizar ações alusivas ao Outubro Rosa
Orientações e exames estão entre as atividades.

22/09/2021 - 12h27

A Secretaria de Saúde de Belmonte realiza, durante o mês de outubro, uma série de ações referentes a prevenção ao Câncer de Mama. A informação é da Secretária da Pasta, Simone Radke. Ela ressalta que a equipe irá trabalhar na orientação às mulheres quanto ao autoexame e do preventivo. Para isso, serão realizados dois “Dias D” para atendimento específico.

O primeiro deles no dia 02 de outubro, quando serão atendidas mulheres pertencentes às Microáreas 01, da agende de Saúde Adriana, 02, da agente Joziane e 06, atendida pela agente Renata.

Já no dia 30 de outubro, o atendimento será direcionado às Microáreas 03, da agente Hérica, 04, atendida pela Cleidiane e 05 , de responsabilidade da agente Juliana. Nos dois dias o atendimento será das 7h30 às 12h e 12h45 às 15h30 . É obrigatório apresentar Cartão SUS.

O Câncer de Mama é o segundo que mais causa mortes no país, ficando atrás do câncer de colo retal e a frente do câncer de colo de útero. No município, hoje, pelo menos 10 pessoas enfrentam a doença e recebem o acompanhamento do setor de Saúde.

A doença

Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar, e algumas pacientes podem não apresentar nenhum deles. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.

A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram a menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.

Qualquer alteração observada deve ser comunicada imediatamente ao médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia ou do exame clínico. O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa indolor e com bordas irregulares, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos.

A doença pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).

- Nódulo único endurecido.

- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.

- Dor na mama ou mamilo.

- Inversão do mamilo.

- Eritema (vermelhidão) na pele.

- Edema (inchaço) da pele.

- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.

- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.

- Linfonodos aumentados

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook