Saúde descentraliza vacinas de rotina em São Miguel do Oeste

Divulgação

Divulgação

01/08/2022 - 10h11

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, com o intuito de descentralizar a vacinação no município, estimulando a população migueloestina a completar os esquemas vacinais do Calendário Nacional de Vacinação, estará a partir deste mês de agosto, ampliando os locais de vacinação, em pontos estratégicos.

No mês de junho, o município já ampliou o horário de vacinação das 07 às 19 horas, sem fechar ao meio dia no Posto de Vacinas Central.

A partir de hoje, dia 01 de agosto, a Sala de Vacinas do Posto de Saúde do Agostini será reativada, atendendo à população desta unidade de saúde e arredores, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento dos postos de saúde: 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Outros pontos estratégicos terão vacinas disponíveis a partir de 08 de agosto, um dia da semana: nas segundas-feiras o posto de saúde São Gotardo, nas terças-feiras o Santa Rita, nas quartas-feiras o São Luiz, nas quintas-feiras o Salete e nas sextas-feiras o Jardim Peperi. As unidades de saúde disponibilizarão as vacinas a todos que procurarem, independente de sua residência.

A finalidade é ofertar as vacinas à população, considerando a facilidade de acesso das famílias; e aumentar os índices de vacinação, tanto infantil quanto adulta, completando os esquemas vacinais de rotina.

Atualmente o Calendário Nacional de Vacinação contempla mais de 15 tipos de vacinas para a população, desde o nascimento, até a idade adulta.

As vacinas protegem a população de doenças transmissíveis e controláveis, entre elas: Tuberculose, Hepatite A e B, Poliomielite, Meningite C e ACWY, Pneumonia 10 e 23, Rotavírus, Difteria, Tétano, Coqueluche, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Gripe Influenza e Varicela.

Nesta reorganização do serviço, as vacinas ao nascer (BCG e Hepatite B) e o Teste do Pezinho continuam sendo na Sala de Vacinas Central. Já as vacinas de dois meses em diante, podem ser feitas nos postos de saúde mencionados, ou na própria Sala de Vacinas, conforme disponibilidade das famílias. Destaca-se que o importante é a busca pelas vacinas, o consequente aumento da cobertura vacinal, e a proteção da população contra estas doenças imunopreveníveis mencionadas.

Para finalizar, a equipe da Sala de Vacinas lembra à população que a vacinação contra Covid-19, atualmente disponível para maiores de três anos de idade, permanece sendo realizada somente na unidade central, devido suas particularidades.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook