SC tem 40 policiais militares em isolamento por suspeita de coronavírus

16/04/2020 - 16h10

A Polícia Militar de Santa Catarina tem 40 policiais em isolamento, em diversas cidades do estado, por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Até esta quinta-feira, dia 16, três PMs testaram positivo para covid-19.

A região com mais casos suspeitos é a 3ª, que inclui o 1º Batalhão, em Itajaí, o 12º, em Balneário Camboriú, e o 25º, em Navegantes. As forças de segurança têm sido testadas, assim como os agentes de saúde no estado. Ao todo, 393 casos foram descartados na Polícia Militar.

A exposição dos policiais ao vírus preocupa a Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc). João Carlos Pawlick, presidente da entidade, diz que os policiais estão apreensivos com a possibilidade de contaminarem as próprias famílias.

“O policial jurou proteger a sociedade com a vida. Mas, agora a questão é levar inimigo invisível para dentro de casa”, diz Pawlick.

A PM recebeu equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool em gel, que foram disponibilizados em todas as viaturas. Bombeiros militares treinaram os policiais para o manuseio correto dos materiais, que exigem cuidados específicos para evitar a contaminação no descarte, por exemplo.

Mas a PM não recebe adicional de insalubridade, o que a Aprasc vê como um problema no momento em que o estado enfrenta uma pandemia. Os policiais estão expostos à contaminação especialmente no momento das abordagens e prisões, em que o contato físico é necessário.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook