SC tem 5ª onda de chuvas fortes com previsão de temporais e alerta para deslizamentos

Divulgação/Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

30/10/2023 - 10h40

A quinta onda de chuvas fortes em Santa Catarina tem nova previsão de temporais e alerta para deslizamentos e enchentes. Conforme a Defesa Civil, a instabilidade deve se manter até sexta-feira (2).

Segundo a Defesa Civil a previsão é causada por um sistema de baixa pressão combinado com uma corrente de ar quente que vem da Amazônia e a passagem de uma frente fria pelo oceano.

A chuva começou ainda na madrugada desta segunda-feira (30) no Oeste e ao longo do dia deve se espalhar para as demais regiões do Estado.

Já na terça-feira (31), o tempo melhora nas áreas do Oeste e Planalto Sul próximas ao Rio Grande do Sul. No entanto, o restante do Estado pode ter um dia com chuvas fracas alternadas com trovoadas.

Na quarta-feira (1º), há previsão de temporais isolados entre a tarde e à noite no Oeste. No leste do estado, incluindo o litoral, a circulação de umidade do oceano deixa o dia nublado e com chuvas fracas.

Frente fria e ciclone extratropical trazem de volta a chuva intensa em SC

Já na quinta (2) e sexta-feira (3), o ar quente da Amazônia e a área de pressão baixa atmosférica dão lugar a uma frente fria e um ciclone extratropical no oceano entre a costa do RS e de Santa Catarina.

A combinação volta a desestabilizar o tempo e Santa Catarina volta a ter temporais e chuva intensa.

Após chuvas, sol tem data marcada para voltar em SC

Conforme a Defesa Civil, o Ciclone Extratropical deve se afastar gradativamente da costa o sábado (4).

Na data ainda devem ser registradas rajadas de vento entre 60 e 80 km/h ao longo do litoral e nas áreas de maior altitude do leste do estado.

Essa condição deve impulsionar o avanço de uma nova massa de ar seco e faz a chuva dar uma trégua, com tempo firme entre a tarde do sábado e principalmente no decorrer do domingo (05).

>>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook