Diante do cenário
de avanço do Coronavírus no Brasil, o Sebrae informa que está empenhado para
reduzir os efeitos da pandemia (Covid 19) nas micro e pequenas empresas (MPE),
que respondem por 99% dos negócios brasileiros e que mais geram emprego no
Brasil (em 2019, as MPE responderam por mais de 730 mil vagas de trabalho).
Neste sentido, visando acelerar o enfrentamento do problema e possibilitar mais
rapidamente a retomada da agenda de desenvolvimento da economia, o Sebrae criou
um grupo de trabalho e iniciou atuação junto às instituições setoriais e no
atendimento direto aos empresários.
“A marca da micro e
pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os
pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos, respondendo
por todo o saldo positivo de empregos no País. Verificamos não apenas o aumento
da quantidade de empresas, que hoje totalizam 16 milhões de negócios, mas
também do número de empregos, da massa salarial – que cresceu mais do que os
salários pagos nas médias e grandes empresas, resultando em ampliação da
produtividade e participação no PIB”, analisa o presidente do Sebrae, Carlos
Melles. “Pânico é o medo associado à desinformação. Estamos confiantes que,
com a orientação e o apoio adequados, os empreendedores de MPE superarão mais
este desafio”.
PILARES DE
ATUAÇÃO:
· Orientação para a Rede de Atendimento Sebrae:
Estratégia: nivelar
informações para adoção de medidas preventivas nos quase dois mil pontos de
atendimento físico espalhados pelo País, priorizando o relacionamento com o
cliente a distância e revendo o calendário de eventos presenciais e coletivos.
· Orientação e apoio aos pequenos negócios:
Estratégia: apoiar
os setores mais impactados pela doença, informar empresários e funcionários
sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira diante
do prejuízo provocado pelo Coronavírus, atuando em parceria com instituições
que representam os segmentos afetados.
· Articulação de políticas públicas e
equacionamento do fluxo de caixa:
Estratégia:
negociar ações para promover junto aos entes públicos e privados:
- prorrogação do
prazo para pagamento de tributos;
- liberação de
linhas de crédito em condições especiais;
- renegociação e
alongamento de dívidas;
- desoneração
tributária;
- ampliação da
garantia de operações de crédito;
- ampliação das
possibilidades negociais da jornada de trabalho, por meio de home office,
férias coletivas e banco de horas;
- fortalecimento do
Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe);
SETORES
MAIS IMPACTADOS:
· Pequenos negócios em processo de
internacionalização.
· Desabastecimento de setores intensivos em
importação: eletrônicos, têxteis e peças automotivas.
· Pequenos negócios intensivos em atendimento
ao público: turismo; alimentação fora do lar; feiras livres; varejo
tradicional; serviços porta a porta; economia criativa (shows, teatro, eventos
esportivos e eventos em geral); serviços médicos e veterinários; serviços de
beleza, cuidados pessoais e estética; serviços educacionais; negócios situados
em ruas de comércio, shoppings ou locais de grande circulação; logística
(incluindo e-commerce); serviços de delivery e transporte (coletivos e
individuais).
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