SED entrega Currículo Base do Território Catarinense ao Conselho Estadual de Educação

29/05/2019 - 10h05

A Secretaria de Estado da Educação (SED) formalizou nesta terça-feira, 28, a entrega do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, em Florianópolis. O documento de 496 páginas reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o estado, após cinco anos da última atualização. Conselheiros, diretores e gerentes da SED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) acompanharam a entrega feita pelo secretário Natalino Uggioni e pela secretária adjunta, Carla Bohn.

Diante dos conselheiros, Uggioni valorizou a construção democrática e participativa do documento, intensificada em 2019, em um seminário de três dias envolvendo 550 educadores do estado e dos municípios. “O resultado é um currículo em que pensamos na educação integral de nossas crianças, articulado a partir das competências da Base Nacional Comum Curricular e fortalecido pelo respeito à inclusão e às nossas especificidades. Somos um estado rico em diversidade”, frisou o secretário.

O currículo para o território catarinense engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

A trajetória até o documento foi relembrada pela secretária adjunta Carla Bohn. “Com todo o capital intelectual com o qual contamos neste projeto, recuperamos propostas feitas nos últimos anos e enriquecemos este documento com muitas discussões e imersão de nossos professores em cada especificidade e área de conhecimento”.

A presidente da Undime, Patrícia Lueders, ressaltou a importância da concepção do currículo base envolvendo os próprios educadores. “São quatro anos de trabalho, este último, o mais intenso, e Santa Catarina entrega seu currículo base do território com as mãos dos profissionais da educação, com o que eles quiseram escrever nesta proposta”, defendeu.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, expressou a importância do momento em meio ao ato de entrega. “É uma honra para nós, conselheiros, estar recebendo o documento que irá nortear a educação infantil e o ensino fundamental de Santa Catarina.”

O órgão agendou para o dia 17 de junho a audiência em que irá emitir o parecer e a resolução sobre o currículo base. Até lá, o documento será analisado pelos conselheiros. Quando revisadas e aprovadas, as diretrizes poderão ser implementadas pela Educação. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook