Segundo dia de júri pela morte do advogado Joacir Montagna é dedicado aos debates entre acusação e defesa

Explanação da defesa, no início da tarde do segundo dia de julgamento.​

Explanação da defesa, no início da tarde do segundo dia de julgamento.​

02/07/2019 - 17h26

Dando sequência ao julgamento dos quatro acusados pela morte do advogado Joacir Montagna, ocorrido em 13 de agosto do ano passado em Guaraciaba, o segundo dia do júri iniciou às 9h desta terça-feira, 02. A manhã foi dedicada à explanação do promotor de justiça, João Paulo de Andrade, e do advogado assistente de acusação, Guilherme Luiz Guerini. A apresentação encerrou por volta de 12h20.

No retorno do intervalo do almoço, a partir das 13h30, a defesa fará uso da palavra; Dr. Adilson Luiz Raimondi (defensor dativo), Drs. Rodrigo Santamaria Saber e Fernando Corrêa (defensores públicos), e os advogados Luiz Antônio Agne e Alexandre Santos Correia de Amorim. Há possibilidade, ainda, de réplica e tréplica. 

Votação dos quesitos e leitura da sentença devem ficar para quarta-feira, 03, a partir das 9h, quando a sessão for retomada. O conselho de sentença é composto por seis homens e uma mulher. O júri está sob regência do juiz da Vara Criminal da comarca de São Miguel do Oeste, Márcio Cristófoli.

Primeiro dia

No primeiro dia do julgamento foram realizados os trabalhos preparatórios, o sorteio dos jurados, leitura de peças, a inquirição de uma testemunha de acusação e o interrogatório dos cinco acusados. À noite, os jurados foram encaminhados a um hotel na cidade, acompanhados por oficial de justiça e policiamento, onde permaneceram incomunicáveis.

A segurança do júri está sob coordenação do Núcleo de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, com apoio da Polícia Militar e do Núcleo de Operações Táticas do Departamento de Administração Penitenciária.

Acusações

Três irmãos são acusados de homicídio qualificado (duplamente), adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa. O tio deles é acusado de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Já um quinto acusado será julgado por homicídio qualificado (duplamente), adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

O crime

De acordo com a denúncia, no dia 13 de agosto de 2018, dois acusados saíram de carro de Chapecó para Guaraciaba. Um terceiro foi de motocicleta cuja placa era clonada e o número do motor adulterado. Nas proximidades do trevo de Guaraciaba, o executor embarcou na moto e os dois foram até o escritório da vítima. Ele teria anunciado um “assalto” para as funcionárias do escritório e pedido para levá-lo ao "doutor". Quando Joacir Montagna se abaixou atrás da mesa de trabalho, em menção de pegar o dinheiro, o acusado teria atirado acertando a cabeça da vítima.

Os acusados teriam fugido de motocicleta, a qual teria sido abandonada no interior do município de Guaraciaba. Depois, eles teriam voltado de carro para Chapecó. Os cinco acusados foram presos preventivamente no decorrer das investigações. 

A motivação do crime está sendo investigada pela Polícia Civil em outro Inquérito que tramita em segredo de Justiça. Joacir Montagna era servidor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (cedido para trabalhar na antiga Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste) e exercia advocacia.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook