Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Os pais e
responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na
rede estadual para o ano letivo de 2022. Começa na próxima quarta-feira, 26, o
segundo período de pré-matrículas on-line de novos estudantes ou de alunos que
estão mudando de unidade de ensino. O processo é feito de forma virtual pela
plataforma Matrícula on-line.
O sistema abre 8h
de quarta-feira e segue disponível até 23h59 de sexta-feira, 28. As vagas
disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em
dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar
a documentação exigida na escola (saiba mais abaixo).
Todas as escolas
terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula
para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a
inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante
os mesmos dias: de 26 a 28 de janeiro de 2022.
Conheça o processo de matrícula
O procedimento é
dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela
plataforma Matrícula on-line, onde
o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de
ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim
do processo. Caso tenha dúvidas sobre como proceder, assista a esse vídeo tutorial.
O zoneamento deve
ser considerado para efetivação da matrícula. O critério utilizado pela unidade
de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de
distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem
fazer a matrícula dos alunos na escola mais próxima.
A segunda etapa do
processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando
devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de
pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e
levar na escola). A entrega da documentação deve ser realizada na respectiva
escola.
O responsável pelo
estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar até o dia 31 de janeiro, com os
seguintes documentos originais e em cópia:
A diretora de
Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, destaca
que essa é mais uma oportunidade para as famílias que ainda não fizeram a
matrícula de seus filhos na educação básica: “Fiquem atentos e acessem o site
com antecedência para estar cientes de como funciona o processo on-line de
matrículas".
Como se inscrever no site gov.br
Antes de acessar a
plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao
acessar o site gov.br, é
necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar.
Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um
robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após essa etapa, o
sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página
seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O
código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o
Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro
ser concluído.
A Secretaria de
Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser
realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de
matrículas.
Volta às aulas 2022
Está marcado para o
dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de
2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o
planejamento pedagógico do ano letivo.
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