Em tempos de
isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde, uma medida vem sendo
adotado pelo Sistema FAESC/SENAR em Santa Catarina: o atendimento remoto a
produtores rurais para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) às propriedades.
Desde a segunda
quinzena de março, os técnicos de campo vinculados ao Programa ATeG utilizam
plataformas online, como WhatsApp e Skype, para interagirem com os produtores
rurais e repassarem orientações sobre técnicas do manejo das fazendas.
Na ATeG em pecuária
de corte os profissionais auxiliam os produtores a encontrarem soluções para o
plantio e manejo de pastos de inverno, além do controle sanitário e nutricional
dos rebanhos e do planejamento de engorda do gado. De acordo com o
vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa
Catarina (Faesc), Antônio Marcos Pagani de Souza, que coordena o
programa estadual da ATeG de pecuária e ovinocultura de corte, os técnicos
também estão trabalhando a gestão das propriedades frente ao cenário econômico
mundial alterado pela pandemia.
“Há a necessidade
ainda maior de o produtor rural ser eficiente na gestão dos negócios para
aumentar a produtividade e reduzir os gastos no momento de crise. Essas
orientações também estão sendo repassadas pelos nossos técnicos”, destaca
Pagani ao ressaltar que o atendimento remoto é uma medida paliativa para manter
a assistência técnica e gerencial no período de isolamento.
“Nada substitui a
presença do técnico de campo diretamente nas propriedades, customizando
atendimento e atuando de forma prática. Mas essa é uma importante medida que
fomenta a economia do Estado, pois não apenas estimula a produção agropecuária
gerando renda, como também faz com que o comércio voltado para o setor continue
aquecido, como o mercado de insumos agropecuários, medicamentos para os
rebanhos, rações, adubos, combustíveis e prestação de serviços”, sublinha
Pagani.
De acordo com a coordenadora
estadual da ATeG nas cadeias de pecuária leiteira, apicultura, olericultura,
piscicultura e maricultura, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o
atendimento virtual dá suporte e mantém o vínculo com os produtores que
necessitam de acompanhamento contínuo no campo. “O trabalho no meio rural não
parou e a nossa assistência técnica precisa acompanhar as atividades dos
produtores para auxiliá-los na tomada de decisões, no planejamento das
propriedades e nas ações práticas da produção. O atendimento virtual se tornou
uma medida de apoio eficiente neste período”, enfatiza Paula.
Segundo ela, o
contato entre técnicos e produtores está sendo feito semanalmente por
videochamadas, com acompanhamento de toda equipe de supervisores regionais e
supervisores técnicos da ATeG.
Para o presidente
do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a medida é
importante porque o momento é de cautela em todas as áreas produtivas do
Estado. “Não sabemos ainda o tamanho dos impactos da pandemia e estamos
atravessando um período de forte estiagem, dois fatores que deixam os
produtores apreensivos. É neste momento que a assistência técnica se torna
ainda mais fundamental para dar a eles suporte, segurança e conforto. É um
período que exige cautela e critérios na gestão das propriedades”, observa
Pedrozo.
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