Sicoob destina recursos para compra de barco de alumínio aos bombeiros de Feliz
Corporação perdeu embarcação inflável na jornada de resgates durante as cheias.

TEXTO e FOTO – Leandro Augusto Hamester / Jornalista Correspondente Sicoob

TEXTO e FOTO – Leandro Augusto Hamester / Jornalista Correspondente Sicoob

16/07/2024 - 12h13

Em continuidade às ações de auxílio às famílias e comunidades atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul, o Sicoob São Miguel oficializou a entrega de barco de alumínio de cinco metros com reboque aos Bombeiros Voluntários e Defesa Civil da cidade de Feliz/RS.

Em ato realizado na agência do município no dia 05 de julho, as manifestações das autoridades e comunidade presentes foram de gratidão. As características da embarcação contribuem para as atividades da corporação nos resgates em situações de emergência.

O equipamento foi adquirido com recursos destinados pelo Instituto Sicoob, por meio da Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul. Além dos bombeiros, outras 15 entidades foram beneficiadas com recursos, após levantamento de necessidades realizado junto à organizações e órgãos públicos no município. Nesse movimento, o Sicoob também contribuiu para a aquisição de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos, além de duas motosserras para os Bombeiros e Defesa Civil de Vale Real/RS.

Ânimo renovado

“Essa doação não é para os bombeiros, ela vem para ajudar a comunidade como um todo. Agradecemos muito ao Sicoob pela mão estendida nesse momento de dificuldade. Assim como a essência da cooperativa é estar presente na comunidade, a essência dos bombeiros é ajudar o próximo. Quando todos procuram fugir de uma situação de dificuldade, são os bombeiros que correm contra o perigo. Pleiteávamos uma embarcação como essa há muito tempo, mas o seu custo dificultava um alto investimento”, agradeceu o comandante dos Bombeiros Voluntários e coordenador da Defesa Civil da Feliz, Claudinei Stürmer.

Ele recordou que durante o período de cheias a corporação acabou perdendo uma embarcação inflável na jornada de resgates. “Tínhamos dois botes infláveis de resgate e perdemos um. Isso causou desânimo no grupo, pois sabemos da dificuldade que é para que algo seja adquirido. Nenhum serviço de emergência estava preparado para atender todas as demandas dessa enchente. Inclusive nosso quartel foi alagado”, lamentou.

A corporação está sediada temporariamente junto à Câmara de Vereadores, no centro da cidade, e possivelmente seja necessário a troca de endereço fixo para uma área não alagável. O grupo conta com nove bombeiros efetivos concursados pelo município e mais 15 voluntários. “Todos atuaram de forma ininterrupta durante o episódio catastrófico. Receber essa doação do Sicoob é uma injeção de ânimo, equipamento mais resistente que fará toda diferença. Além de estar disponível para a necessidade de salvamentos, o barco será utilizado para o monitoramento do Rio Caí, até pelo fato de que as cotas de inundação que existiam precisam ser atualizadas a partir dos acontecimentos do mês de maio, e o comportamento do rio, hoje, é outro, que ainda não conhecemos”, revela o comandante.

A embarcação de alumínio reforçado comporta seis pessoas. Seu formato semi chato dá mais estabilidade na água. O motor de 30HP também foi adquirido por meio de doação com empresa da Feliz. O equipamento passa agora pelo processo de emplacamento e registro, atendendo exigências da Marinha e, assim que regularizado, já iniciam os treinamentos. “Meu sentimento e de toda corporação é de querer sempre ajudar, e o novo barco nos permite atender melhor a população”, conclui Stürmer.

Envolvimento com a comunidade

O gerente da agência do Sicoob na Feliz, Marcos Coferri, reforça que a doação beneficia a comunidade local e regional. “O barco atende as necessidades de uma organização como os Bombeiros e Defesa Civil que têm papel fundamental na sociedade, especialmente diante dos últimos acontecimentos. Como cooperativa, faz parte da nossa essência andarmos de mãos dadas e estarmos ao lado da comunidade”, disse, agradecendo ao Instituto Sicoob e a todos que contribuíram com a campanha nacional de doações ao Rio Grande do Sul. “Os recursos utilizados para atender às necessidades emergenciais das comunidades onde atuamos são provenientes dessa mobilização solidária coletiva. Estamos felizes em poder contribuir com valores financeiros e ações, e a sociedade tem reconhecido essa mobilização”, afirmou.

O gerente regional do Sicoob São Miguel, Thiago Welchen, destacou a força da cooperação. “Esse recurso destinado via Instituto Sicoob é proveniente de doações de todo Brasil, por meio do PIX Solidário, com o Sistema Sicoob dobrando os valores recebidos em doação. Cada um fazendo a sua parte e olhando para as necessidades, fazemos a diferença.”

 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook