Ampliando fortemente a sua
presença física, em paralelo com a expressiva evolução no relacionamento
digital, o Sicoob, que recentemente conquistou o 3º posto no ranking, passou,
em dezembro de 2020, para o segundo lugar na escala de instituições financeiras
que mais reúnem pontos de atendimento físico no Brasil. Com 3.480 unidades, o
sistema cooperativista permanece atrás apenas do Banco do Brasil, que detém
4.380 agências.
De acordo com informações da
instituição financeira cooperativa, foram inaugurados 197 pontos de atendimento
em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão.
Em cinco anos, o Sicoob viu o número
de agências crescer em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros
agentes reduziram em até 25% sua atuação presencial.
Ênio Meinen, diretor de
Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, explica que o
redimensionamento da rede é natural, ainda mais em tempos de pandemia, por
conta da evolução digital e oportunidade de racionalização no âmbito dos
bancos, que atingiram a plenitude de sua rede há mais tempo, mostrando certo
nível de sobreposição.
"As cooperativas, que também
têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram
oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas,
onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos", disse o executivo.
Em centenas de municípios, no conceito de agência (atendimento amplo), o Sicoob
é a única instituição presente fisicamente, promovendo a cidadania financeira e
contribuindo para a dinâmica econômica.
O Sicoob também mantém
investimentos expressivos em tecnologia e inovação, buscando melhorar ainda
mais a experiência de seus cooperados que preferem o relacionamento digital.
Foram desenvolvidas soluções de reconhecimento facial – evitando o deslocamento
de cooperados durante a pandemia –, pagamentos por aproximação e um processo de
filiação totalmente digital, por meio do App Sicoob, entre outras novidades.
Segundo Ênio, no Sicoob há a
convicção de que "os atendimentos físico e digital devem caminhar lado a
lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover
justiça financeira e prosperidade, com inclusão, respeito ao cooperado e sem o
viés de lucro".
É formado por mais de 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Sua rede de atendimento físico é uma das maiores no Sistema Financeiro Nacional, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
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