Priorizando a saúde e dando continuidade às ações para
evitar a propagação do novo coronavírus, a Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e suas vinculadas seguem com
trabalho remoto, conforme orientações do Governo do Estado. Alguns órgãos
públicos fizeram adaptações no sistema de atendimento para dar conta da
demanda. É o caso do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), que
disponibilizou servidores para tirar dúvidas e dar auxílio por telefone e
e-mail em cada uma das unidades.
Os serviços podem ser acessados ainda no aplicativo do Governo Federal, o SINE Fácil. Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destaca a importância de manter os trabalhos e o atendimento com cuidado, preservando as pessoas. “Sabemos da importância do acesso aos serviços à população, em especial nesse momento tão difícil para todos. Essa pandemia é um desafio para todos nós e precisamos nos reinventar, buscar alternativas para manter a dignidade, a saúde e os serviços essências a todos os catarinenses”, destaca.
O diretor estadual do Sine/SC, Ramon Fernandes, lembra ainda que as unidades atendiam presencialmente cerca de 3 mil pessoas por dia. “Sendo um serviço essencial e para evitar aglomerações que possam colocar em risco a saúde, estamos mantendo os atendimentos nos nossos canais digitais e por telefone para que trabalhadores tenham acesso ao sistema, podendo inclusive dar entrada no seu seguro-desemprego, tão essencial nesse momento”, destaca.
Quem tiver dúvidas, poderá entrar em contato com o Sine de sua cidade enviando um e-mail (confira a lista abaixo) ou ligado para o telefone 158 do governo federal.
Procon
A diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor no Estado (Procon/SC) mantém o atendimento presencial na unidade da Rua Victor Meirelles nº 53, Centro, Florianópolis, (ao lado da agência dos Correios), das 13h às 18h. Os interessados também podem entrar em contato de forma remota no telefone 151 ou nos e-mails: [email protected] e [email protected].
Sema
IMA
FAPESC
JUCESC
Já processos do interior do Estado deverão ser enviados pelos Correios
para o seguinte endereço: Av. Rio Branco, 387, Centro, Florianópolis, CEP
88015-201.
ARESC
Os atendimentos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa
Catarina (ARESC) continuam até 30 de abril pelo telefone (48) 99151-0276, via
e-mail [email protected] ou
pelo site www.aresc.sc.gov.br. Já a abertura de processos será feita pelo
e-mail [email protected]. Enquanto
estiver mantida a restrição aos serviços de transporte público, está suspensa
a emissão da guia de cobrança para a faxa de fiscalização de transporte
(TFT).
IMETRO-SC
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) segue as
diretrizes do órgão federal e prepara a volta às atividades. Uma das medidas
estabelecidas para contribuir no retorno gradual de aferição e fiscalização é a
adoção de pelo menos uma equipe de plantão em cada um dos cinco escritórios
regionais, localizados na Grande Florianópolis, também em Itajaí, Chapecó,
Joinville e Tubarão.
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