Acessibilidade na praça, subsídio ao transporte coletivo e Secretaria do Idoso são temas de proposições na Câmara

Ravier Centenaro sugere instalar corrimãos nos acessos à Praça Walnir Bottaro Daniel. Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Ravier Centenaro sugere instalar corrimãos nos acessos à Praça Walnir Bottaro Daniel. Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

18/02/2022 - 09h10

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, vereadores apresentaram uma série de proposições. Entre os pedidos estão instalação de corrimãos na praça, subsídio ao transporte coletivo, instituição de uniforme escolar, criação de Secretaria Especial do Idoso e instalação de lâmpadas de LED. Confira mais informações a seguir.

CORRIMÃOS NA PRAÇA

Ravier Centenaro (PSD) solicita à Administração Municipal que instale corrimãos nos acessos à Praça Walnir Bottaro Daniel. Ele lembra que o corrimão é um item de segurança essencial em locais com movimentação de público, e que, independentemente da idade do usuário, pode salvar vidas.

“A Praça Walnir Bottaro Daniel possui várias rampas e escadas de acesso e nenhuma delas conta com corrimão, colocando em risco o público que a frequenta. Vale lembrar que algumas obras de acessibilidade foram executadas nos últimos anos, porém a necessidade de corrimãos é urgente e a instalação dos equipamentos garantirá mais segurança e conforto para a população”, afirma Centenaro. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário municipal de Urbanismo.

SUBSÍDIO AO TRANSPORTE

Moacir Fiorini (MDB) e Paulo Drumm (PSD) solicitam à Administração Municipal que estude a possibilidade de encaminhar um projeto de lei com o objetivo de subsidiar financeiramente a concessionária de transporte coletivo urbano em São Miguel do Oeste.

Os vereadores apontam que muitas linhas regulares de transporte coletivo urbano no município de São Miguel do Oeste sofreram a interrupção dos serviços, justificadas pela baixa procura de passageiros, acarretando a sua inviabilidade, pois não cobre o custo de sua operação.

Eles justificam o pedido afirmando que para muitos usuários/moradores o transporte coletivo urbano é o único meio de transporte ao trabalho e estudo, e que a falta de linhas regulares causa desconforto à população. Por isso, sugerem que a Administração Municipal estude a possibilidade de subsidiar financeiramente a concessionária de serviço público de transporte coletivo urbano nas linhas em que o custo operacional for deficitário. O pedido é destinado ao prefeito. 

SECRETARIA DO IDOSO

Moacir Fiorini (MDB) solicita a criação da Secretaria Especial do Idoso. Conforme o vereador, essa medida “promoveria debates em torno de projetos que atendam aos interesses da terceira idade”. “Na avalição deste vereador, a criação desta pasta proporcionaria uma integração ainda maior entre as secretarias e os programas desenvolvidos para os idosos. Estatisticamente vemos o aumento da expectativa de vida, temos uma população que está ficando mais velha e precisamos garantir a qualidade de vida para todos através das políticas públicas”, justifica Fiorini. A indicação é destinada ao prefeito.

LÂMPADAS DE LED

Vilmar Bonora (PSD) solicita a substituição das lâmpadas normais por lâmpadas de LED na Rua Almirante Tamandaré, entre e Avenida Salgado Filho e a Rua Lázaro da Costa. Conforme o vereador, este é um pedido dos moradores do bairro que se preocupam com a segurança e bem-estar das pessoas que utilizam a rua à noite, para ir até a escola, trabalho, universidade, caminhadas e recreação. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

UNIFORME ESCOLAR

Paulo Drumm (PSD) solicita ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de fornecer uniforme escolar gratuito para os alunos da rede municipal de ensino. O vereador justifica que o uso de uniforme na escola pública é elemento de integração e de promoção de inclusão e da igualdade social, colocando as crianças e adolescentes em nível igualitário, acabando com as desigualdades causadas pelas diferenças sociais.

“O uniforme escolar constitui uma forma de identificação dos alunos, estimulando a um ambiente escolar harmonioso e estável, garante status e segurança dentro e fora do ambiente escolar, favorecendo um sentimento de pertencimento ao grupo social, fundamental para o desenvolvimento educacional e psicossocial”, ressalta Drumm. O pedido é destinado ao prefeito.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook