SMO: Câmara presta homenagem pelo Dia Internacional das Mulher
Vereadores homenagearam e entregaram moção de aplauso a mulheres e entidade de São Miguel do Oeste.

Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

09/03/2022 - 09h33

A sessão ordinária desta terça-feira (8), da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, foi marcada por homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A Moção de Aplauso 9/2022, de autoria de todos os vereadores, parabeniza e homenageia as mulheres pela data. Cada vereador indicou uma mulher ou entidade a ser homenageada, para quem entregou uma cópia da moção e uma lembrança.

HOMENAGEADAS

O vereador Paulo Ricardo Drumm homenageou Rosmari Cheffer Zanin; o vereador Carlos Roberto Agostini homenageou Oralina Antônia Lazarotto Borges; a vereadora Cristiane Regina Zanatta homenageou Merilda Almeida Flores; o vereador Gilmar Baldissera homenageou Dolores Carmen Fontana;  a vereadora Maria Tereza Zanella Capra homenageou o Coletivo 8M; o vereador Moacir Fiorini homenageou Stael Vargas Bueno; o vereador Nélvio Paludo homenageou Neusa Folmer; o vereador Ravier Luiz Centenaro homenageou Salete Rodrigues da Silva Reichert; o vereador Vagner Rodrigues dos Passos homenageou Dirce Lippert; o vereador Valnir Camilo Scharnoski homenageou Júlia Pelissari Scharnoski; o vereador Vanirto José Conrad homenageou Maria Lúcia Werlang; e o vereador Vilmar Bonora homenageou Iria Klein. O vereador Elói Bortolotti não participou da sessão.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os proponentes ressaltam que o 8 de março é um dia histórico, resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX.

“A data foi criada para muito além de comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito foi conquistado até aqui e, ainda há muito para ser modificado nesta história, sempre”, justificam os autores.

“Além das conquistas profissionais, as mulheres ainda somam o fato de serem mães e esposas, que com delicadeza e força conseguem melhorar o mundo. A cada mulher nosso reconhecimento, nosso aplauso, admiração e carinho. Nossa singela homenagem a todas as mulheres, e nosso compromisso em dedicar-nos para que as violências, por vocês sofridas, sejam abolidas definitivamente. Lutaremos sempre por vossos direitos e vossa liberdade”, acrescentam os vereadores.

PROCURADORIA DA MULHER

No início da sessão, a procuradora especial da Mulher da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Maria Tereza Capra, usou espaço na sessão da Câmara para falar sobre o Dia da Mulher. Ela falou da necessidade de ampliar a participação da mulher na política, citando proposta defendida por movimentos da sociedade de proporção de 50% das cadeiras do Poder Legislativo serem ocupadas por mulheres. Falou também de algumas bandeiras e prerrogativas da Procuradoria da Mulher, que é composta também pela vereadora Cris Zanatta e pelas servidoras Deise Wolfart e Andréia Thalheimer.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook