SMO: CDL reúne empresários de eventos para discutir a retomada do setor

07/05/2021 - 18h02

Na manhã desta sexta-feira (07), a CDL de São Miguel do Oeste organizou uma reunião com empresários associados do ramo de eventos para analisar o cenário e avaliar um plano de retomada das atividades, depois da publicação do decreto estadual que retomou de forma parcial as atividades do setor.

A presidente da CDL, Gleice Koop, que conduziu a reunião, apresentou também o posicionamento do governo do estado, após reunião com a Secretaria de estado da saúde, Carmen Zanotto, que se mostrou acessível e disposta a colaborar com o setor de eventos. Inclusive em suas falas enalteceu que a situação é delicada porque a liberação trará diversas festas clandestinas, sem cuidados, que podem fazer com que os números de contágio voltem a aumentar, mas que há a necessidade de viabilizar a manutenção econômica de todo um setor que há mais de um ano está com as atividades suspensas.

Na conversa com os empresários pode se ter uma ideia da realidade local enfrentada pelo setor onde muitos estão mantendo as atividades devido a reservas financeiras de anos de trabalho. Também na opinião dos empresários, a flexibilização dos eventos através dos decretos não é garantia de retomada das atividades, porque além das diversas exigências impostas para realização, não tem como as empresas se responsabilizarem pela conduta dos participantes. Bem como que realizar um evento para no máximo 100 pessoas não garante uma visão em longo prazo, como medida solutiva. Haja vista que muitas empresas dependem de grandes eventos.

Entre as situações levantadas e que serão encampadas pela CDL, está a aproximação com o governo federal, através dos deputados e do governo municipal, para viabilizar não apenas linhas de crédito facilitadas, mas também a isenção de algumas taxas e alvarás de estabelecimentos que estão sem atividades durante todo esse período. Ainda na visão do grupo apenas a vacinação total da população resolveria o problema do setor de eventos, o que pode ser acelerado ou viabilizado, através da venda de vacinas para o setor privado.

Como muitas empresas desligaram colaboradores e venderem itens de trabalho, na retomada também será importante além de linhas de crédito facilitadas, uma carência maior para começar a pagar, pois o setor terá que retomar as atividades para ter condições de administrar os financiamentos para capital de giro.

De acordo com a Presidente Gleice Koop, a reunião foi produtiva, pois se pode ter uma ideia do que é viável para a realidade local relacionada aos associados da CDL, do setor de eventos. Gleice destaca ainda que dentro das possibilidades da entidade, já foi aprovado em diretoria por abonar parcialmente a contribuição mensal desses empresários com a entidade. Apesar de ser pouco é um gesto de solidariedade diante dos inúmeros desafios que esses empresários vêm passando.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook