SMO: Moções aprovadas na Câmara pedem solução para problemas de abastecimento de água

Vagner Passos e Carlos Agostini cobram manutenção de estação de tratamento de água e ampliação de sistema de captação

Vagner Passos e Carlos Agostini cobram manutenção de estação de tratamento de água e ampliação de sistema de captação

12/03/2021 - 07h24

Duas proposições aprovadas na Câmara de Vereadores durante a sessão desta quinta-feira (11) pedem soluções para problemas de abastecimento de água em São Miguel do Oeste. Uma delas é uma moção de apelo de autoria de Vagner Passos (PSL), que solicita à Casan que somente desative a estação de tratamento de água (ETA) após finalizadas as obras para captação de água do rio das Flores. O vereador solicita ainda que seja desativado o abastecimento parcial de água em Descanso, justificando que o Município já possui “contrato de programa” com a Casan. Por fim, pede ainda informações se há alguma ação judicial contra a Casan relacionada à ETA, e pede documentação sobre o tema.

Ao citar os inúmeros problemas de abastecimento de água em São Miguel do Oeste, Vagner Passos afirma que o fechamento da ETA do Bairro São Jorge deve agravar a situação. “A previsão do fechamento da ETA deve representar a redução de, pelo menos, 20% na distribuição de água de um município que já convive com o sistema de rodízio de água em plena pandemia. Além disso, por conta da falta de investimentos, a água nem sempre chega às casas com qualidade para consumo”, aponta Vagner.

“Solicitamos que a ETA se mantenha em funcionamento até que as obras para captar água do rio das Flores, com investimento de mais de R$ 11 milhões, estejam finalizadas, contemplando nosso município, que não pode sofrer mais uma redução naquilo que já não está sendo suficiente”, ressalta Vagner. O vereador justifica ainda que a Casan de São Miguel do Oeste abastece o município de Descanso.

“Solicito que a decisão de fechamento da ETA para fim de março seja revista o mais rápido possível para garantir que os cidadãos de São Miguel do Oeste não sofram na falta do que é básico para sobrevivência, a água limpa em suas casas”, complementa. A moção foi aprovada por maioria, com abstenção de Maria Tereza Capra.

AMPLIAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Carlos Agostini (MDB) solicita ao Executivo que busque recursos para ampliação do sistema de captação de água pela Casan. Ele sugere a busca de verbas junto aos governos Federal e Estadual e aos parlamentares catarinenses federais e estaduais.

“Há anos a população de São Miguel do Oeste tem enfrentado sérios problemas de abastecimento de água por parte do serviço prestado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A situação que se configura é que, em algum momento do dia ou da noite, a população miguel-oestina sofrerá com o desabastecimento. A situação fica ainda mais calamitosa quando, em algumas situações, o desabastecimento passa de 36 horas seguidas e os munícipes ficam à mercê da falta do recurso hídrico até para higiene pessoal e produção de alimentos”, ressalta Agostini. O vereador ainda cita que o problema se agravou com a interdição da estação de tratamento de água (ETA) do Bairro São Jorge, e desde então a Casan tem feito rodízio no abastecimento, mesmo em período de chuvas regulares.

O vereador solicita que o Executivo Municipal tome providências urgentes e busque recursos para ampliação dos sistemas de captação de água pela Casan, “para sanar o impasse que se arrasta pelas últimas décadas”. “Destaca-se o empenho dos trabalhadores desta Companhia em nosso Município, porém, lamentavelmente não há mais condições de ofertarem um trabalho de qualidade sem antes priorizar maior vazão hídrica para captação, armazenagem e distribuição, sendo necessário novos investimentos e novas possibilidades de captação da água”, complementa o vereador.

A moção será enviada ao governador, aos deputados federais e estaduais de Santa Catarina e ao prefeito.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook