SMO: Proposições pedem vacinação em sistema de drive thru, retomada de sessões presenciais e das atividades das creches

Foto Ilustrativa/Divulgação

Foto Ilustrativa/Divulgação

14/04/2021 - 07h32

Diversas proposições relacionadas à pandemia de Covid-19 foram apresentadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (13) da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O encontro foi realizado por videoconferência. As proposições serão encaminhadas às autoridades competentes.

VACINAÇÃO EM DRIVE THRU

Cris Zanatta (PSDB), Maria Tereza Capra (PT), Carlos Agostini (MDB), Gilmar Baldissera (PP) e Valnir Scharnoski (PL) indicam ao Executivo que viabilize a vacinação contra Covid-19 também pelo sistema de drive thru, tanto no período diurno quanto noturno. Os vereadores também sugerem que a vacinação ocorra em forma de rodízio nos bairros, inibindo a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação.

“Ainda que as normas e regras para imunização sejam de autoria do Ministério da Saúde, a operacionalização é responsabilidade do município, que deve zelar pelo cumprimento das normas do Plano Nacional de Imunização, assim como assegurar um ambiente acessível ao público e, sobretudo, que minimize riscos tendo em vista os crescentes números de contágios e internações”, justificam os autores.

“Ocorre que nos últimos dias verificou-se uma série de ocorrências que contrapõem o propósito do Plano de Imunização. A desordem na organização das filas e as aglomerações podem perfeitamente infectar uma pessoa durante a vacinação. Some-se a isso que, em breve, os que tomaram a primeira dose voltarão para tomar a segunda, temos um quadro exponencial de aglomeração”, acrescentam os vereadores.

Por fim, eles ressaltam que as medidas sugeridas (sistema de drive thru, maior período para vacinação e rodízio nos bairros) inibiriam a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação. A indicação será enviada ao prefeito e à secretária de Saúde.

SESSÕES PRESENCIAIS

Valnir Scharnoski (Nini – PL) solicita o retorno das sessões da Câmara no plenário do Poder Legislativo, com divisórias de acrílico entre os vereadores. O vereador justifica que outros setores da sociedade não pararam, e que há manifestações populares pedindo a reabertura total do comércio e a volta às aulas. Por isso, Nini pede que as sessões da Câmara, que estão sendo realizadas por videoconferência, voltem a ocorrer de forma presencial, no plenário da Câmara. O pedido é destinado ao presidente da Câmara, Vanirto Conrad, e a membros da Mesa Diretora.

RETORNO DAS CRECHES

Moacir Fiorini (MDB) solicita à Administração Municipal que retorne urgentemente com as atividades normais das creches. O vereador aponta que o longo período em que as creches estão inativas tem causado transtorno aos pais. “Levando em conta que a pandemia em nosso município está diminuindo gradativamente, e que as escolas e creches particulares estão em pleno funcionamento há várias semanas, não apresentando maiores riscos; e que dispomos de ótimas condições nas instalações das creches e um quadro de funcionários bem-preparados, sugiro o retorno das creches”, justifica Fiorini. A indicação será enviada ao prefeito e à secretária de Educação.

PLANEJAMENTO PARA REABERTURA

Maria Tereza Capra (PT) apresentou um requerimento de informação solicitando ao prefeito e à secretária de Educação que informem sobre a reabertura das creches. A vereadora questiona qual o planejamento de reabertura das creches; se o ano letivo com atendimento presencial nas unidades está programado para iniciar entre os dias 26 de abril e 3 de maio; e que ações estão sendo tomadas para garantir o cumprimento das medidas sanitárias. Capra também pede como serão os atendimentos nas creches, e se há previsão de quantas crianças serão atendidas. Também pede se será realizado novo processo seletivo para contratação de professores e/ou outros servidores para atuar na educação infantil. Por fim, questiona se a Secretaria está chamando os candidatos aprovados no Edital de Processo Seletivo 2/2020.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook