SMO: Representante da Escola Alberico Azevedo presidirá Câmara Mirim em 2024

Nova Mesa Diretora: da esq. para dir., 2º secretário Renan Brites, 1º secretário Luca Valar, vice-presidente Luiz Felipe e presidente Júlia Giovenardi | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Nova Mesa Diretora: da esq. para dir., 2º secretário Renan Brites, 1º secretário Luca Valar, vice-presidente Luiz Felipe e presidente Júlia Giovenardi | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

26/03/2024 - 23h20

A Câmara Mirim de São Miguel do Oeste realizou nesta segunda-feira (25) a primeira sessão ordinária de 2024. A sessão foi marcada pela posse de suplentes, eleição da Mesa Diretora e apresentação de proposições.

Júlia Giovenardi Machado, representante da Escola Alberico Azevedo, foi eleita presidente com 11 votos. O vice-presidente será Luiz Felipe Degani Demarck, eleito com 13 votos; o primeiro-secretário será Luca Valar Assenheimer, também eleito com 13 votos; e o segundo-secretário será Renan Antonio Pasa Brites, eleito com 13 votos. A Mesa Diretora, imediatamente empossada, comandará a Câmara Mirim durante o ano de 2024, o último da terceira legislatura.

Ao se manifestar logo após a posse, Júlia Giovenardi Machado agradeceu a condução da então presidente, Anna Clara Becker Corti, e afirmou que buscará a união dos vereadores mirins em torno de pautas comuns.

POSSE DE SUPLENTES

Na sessão também foram empossados suplentes. Allex Becker Kaufmann, representante da Escola Padre José de Anchieta, e Camile Troiani Butinski, representante do Senai, prestaram juramento e assumiram sua vaga de vereador mirim.

O coordenador do Programa Vereador Mirim, vereador Moacir Fiorini, também se manifestou na sessão. Ele destacou as oportunidades oferecidas pelo programa aos adolescentes, como a de se capacitar, melhorar sua oratória e ter a experiência de um mandato parlamentar. Fiorini afirmou que a estrutura da Câmara está à disposição dos vereadores mirins para o desempenho de seus mandatos.

PROPOSIÇÕES

A sessão também teve defesa de proposições. Pedro Henrique B. Pontes solicita à Administração Municipal que instale iluminação pública na Rua Presidente Costa e Silva, no Bairro São Sebastião. Ele justifica que naquelas proximidades residem pessoas idosas, crianças e trabalhadores, e há intensa movimentação de veículos. Destaca que a rua é utilizada pelos moradores para se movimentar e que a via dá acesso à Associação Besc. Por fim, justifica que a instalação de iluminação fará com que os usuários se sintam mais seguros. O pedido, aprovado por unanimidade, é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Outra proposição foi apresentada por Kauane Vitória da Silva. A vereadora mirim pede ao Executivo Municipal que conceda transporte gratuito com veículos da Administração para que os alunos das escolas municipais participem de eventos, feiras e projetos culturais dentro do município. Ela ressalta que inúmeros alunos gostariam de participar de eventos como feiras de ciências, mas que nem todos dispõem de meios de transporte para se locomoverem. “Para que os alunos busquem novos conhecimentos, seria de grande ajuda o Executivo Municipal conceder este benefício”, justifica a vereadora. O pedido, aprovado por maioria e com dois votos contrários, é destinado ao prefeito.

 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook