A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste irá realizar,
na próxima semana, um trabalho especial alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a
Aids, celebrado em 1º de Dezembro.
De acordo com a enfermeira Juliana Pinheiro, coordenadora municipal do Departamento IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), será realizada a testagem rápida para HIV, HbsAg, Anti HCV e Sífilis, de segunda (30) a sexta-feira (04). Os interessados devem ter idade de 16 anos acima e realizar o agendamento prévio, pelo telefone 3631-2066.
Além desta atividade especial, outros serviços e insumos estão disponíveis durante o ano todo, em todas as unidades de saúde. Entre eles estão a distribuição de preservativos, gel lubrificante e outros; testagem convencional e o teste rápido, que são realizados ou solicitados por equipes de saúde; autoteste, disponibilizado para quem tem dificuldade ou não se sente confortável em ir até um serviço de saúde; Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é um tratamento emergencial que deve ser realizado por 28 dias, iniciando em até 72 horas após uma possível exposição ao vírus; e o acompanhamento de gestantes soropositivas, para evitar que o feto seja contaminado.
No Extremo Oeste de Santa Catarina, o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis de São Miguel do Oeste é o responsável pelo atendimento dos casos de HIV/Aids em 22 municípios.
De acordo com Juliana, somente este ano foram registrados 15 novos casos. Destes, cinco são em pacientes homossexuais, um bissexual e nove heterossexuais. No total, cerca de 300 pacientes soropositivos estão em tratamento, hoje, nesta região.
A nível global, a enfermeira destaca que o risco de infecção é 26 vezes maior entre homens que fazem sexo com homens, 29 vezes maior entre pessoas que usam drogas injetáveis, 30 vezes maior para trabalhadoras do sexo e 13 vezes maior para pessoas transexuais.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook