Sobe para quatro o número de mortes por coronavírus em SC

02/04/2020 - 15h09

Mais duas mortes por coronavírus em Santa Catarina foram confirmadas nesta quinta-feira (2). Já são quatro no Estado.

A Prefeitura de Florianópolis confirmou, no início da tarde desta quinta-feira (2), a primeira morte por coronavírus na Capital do Estado. A vítima é uma idosa de 87 anos, que estava internada uma uma clínica particular em São José, na Grande Florianópolis.

A outra comprovação de morte pelo vírus veio do resultado de um segundo teste (contraprova). Onde confirmou que o empresário Evaldo Stopassoli, de 73 anos, foi vítima de coronavírus. Ele estava internado desde sexta-feira (27) na UTI, e morreu na madrugada dessa quarta-feira (1º), em Criciúma.

Entenda o motivo da diferença de resultados

Conforme a secretaria de Saúde de Criciúma, o segundo teste foi solicitado pelo hospital que atendeu Stopassoli. O primeiro teste foi realizado com amostras de secreção nasal, já o segundo, com coleta da secreção traqueal.

Para a secretaria, a discordância dos resultados emitidos pelos dois laboratórios foi devido ao material analisado, como também pelo tempo decorrido entre os primeiros sintomas e a coleta do material.

“Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade deste método RT-PCR pode variar significativamente, a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal ou lavado broncoalveolar). Considerando que o laudo é proveniente de laboratório validado pelo LACEN para a execução do RT-PCR, a partir deste laudo, registra-se oficialmente o óbito por COVID-19” registrou a Pasta no informe epidemiológico desta quinta-feira (2).

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook