STF determina que a Câmara faça o recálculo do número de cadeiras de deputados por estado

Divulgação/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Divulgação/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

28/08/2023 - 08h56

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (25), por unanimidade, determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual número de cadeiras de deputados de cada estado. O julgamento foi realizado no Plenário Virtual, em que os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Com a decisão, a Câmara terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas. Se a Casa não fizer o recálculo, segundo a decisão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será incumbido de determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

Os ministros acompanharam o voto do relator, Luiz Fux. Segundo ele, o cálculo para atualizar o tamanho das bancadas estaduais na Câmara deverá levar em conta o número máximo de 513 deputados e os dados do último Censo.

O STF julgou uma ação do estado do Pará em 2017. Segundo a procuradoria desse estado, uma lei de 1993 estabeleceu o número mínimo de 8 e máximo de 70 deputados, mas falta regulamentação de uma lei complementar para definir as regras de acordo com as mudanças demográficas. O Pará espera ganhar mais quatro vagas com o recálculo. Atualmente, a bancada do estado é de 18 deputados.

Luiz Fux declara omissão do Congresso

O ministro Luiz Fux declarou omissão do Congresso na aprovação da lei para atualizar as bancadas. O novo número deverá ser baseado no Censo de 2022.

“A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à sub-representação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição”, argumentou o ministro relator.

Santa Catarina deverá ter mais quatro deputados federais a partir de 2027, enquanto Rio de Janeiro perderá quatro vagas e o Rio Grande do Sul terá menos duas, na Câmara Federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para determinar que o Congresso deve recalcular o número de deputados a que cada estado tem direito.

Confira como devem ficar as bancadas com o Censo 2022

Estado

Quantidade atual deputados

Quantidade de deputados (Censo 2022)

Acre

8

8

Alagoas

9

8

Amapá

8

8

Amazonas

8

10

Bahia

39

37

Ceará

22

23

Distrito Federal

8

8

Espírito Santo

10

10

Goiás

17

18

Maranhão

18

18

Mato Grosso

8

9

Mato Grosso do Sul

8

8

Minas Gerais

53

54

Pará

17

21

Paraíba

12

10

Paraná

30

30

Pernambuco

25

24

Piauí

10

8

Rio de Janeiro

46

42

Rio Grande do Norte

8

8

Rio Grande do Sul

31

29

Rondônia

8

8

Roraima

8

8

Santa Catarina

16

20

São Paulo

70

70

Sergipe

8

8

Tocantins

8

8

Fonte: Congresso Nacional e STF

Cálculo deveria valer para câmaras e assembleias

O medo de enfrentamento com a ótica equivocada de que não é preciso mais vereadores nas câmaras ou deputados nas assembleias estaduais distorce outra questão: há uma diminuição da representatividade nas cidades e nos estados. No caso catarinense, as câmaras devem levar em consideração o número de habitantes para estabelecer as cadeiras, ou seja, Florianópolis poderia saltar de 23 para 24 parlamentares com o aumento do número de habitantes.

Já a Assembleia Legislativa, em função do Censo 2022, ganharia novos quatro deputados, teria 44, a partir de 2027. O assunto gerará inevitáveis polêmicas, com o discurso de que o custo aumenta e que não é necessário. Erro tático, pois deixar o atual número de parlamentares enquanto a população cresce significa concentrar o poder na mãos de poucos, sem contar que, no caso do Legislativo Estadual, evita que mais regiões tenham a oportunidade de eleger seus representantes.

>>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook