Supermercados de SC têm vendas positivas de 2% no acumulado até maio deste ano

02/07/2019 - 10h38

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo nos primeiros cinco meses deste ano em relação a 2018, com 2,06%. As apurações mensais foram negativas, mantendo a tendência de oscilações que se verificam desde o ano de 2017.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, lembra que este mês de maio tinha uma referência muito forte, já que em maio de 2018 aconteceu a greve dos caminhoneiros, quando na época houve uma forte demanda de compras, as famílias procuraram se estocar de produtos não perecíveis e congelados diante da incerteza da duração do movimento.

- Isso com certeza influencia os índices atuais e vai também afetar o resultado de junho, que deu uma estabilizada depois da corrida as lojas nas duas últimas semanas de maio do ano passado, quando da greve– reforça o dirigente.

 Lopes, contudo, mantem a expectativa otimista para o restante do ano.

- Nossa previsão é de registrarmos crescimento de 2%, quem sabe 3% com a aprovação da Reforma da Previdência, que dará um novo estímulo à economia e com isso melhorando as condições de empregabilidade. Mais investimentos, empregos, mais consumo. A economia voltara a reagir e teremos novas perspectivas para os próximos períodos – disse Lopes.

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais) 

Mês

mês atual x
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Janeiro

+1,34

(-23,58)

+1,34

Fevereiro

+0,13

(-5,33)

+2,09

Março

(-4,60)

+11,60

+0,18

Abril

+8,09

(-2,08)

+1,77

Maio

(-0,68)

(-3,21)

+2,06


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

Website Security Test