Temática e reflexões sobre envelhecimento serão estudadas em escolas de SC

(Foto: SED/Divulgação)

(Foto: SED/Divulgação)

10/11/2022 - 11h08

Uma nova temática sobre envelhecimento vai fazer parte do currículo das mais de mil escolas da rede estadual de Santa Catarina. O novo projeto foi lançado nesta quarta-feira, dia 9, pela Secretaria Estadual de Educação (SED) em conjunto com outras treze instituições.

O documento reúne sugestões de atividades pedagógicas sobre o tema que podem ser aplicadas em sala de aula para superar preconceitos e aproximar gerações. Santa Catarina foi o primeiro estado a desenvolver a política sobre o tema.

“As nossas crianças, jovens e adolescentes precisam ter a consciência de que envelhecemos desde que nascemos, sabendo que pessoas idosas que estão no nosso convívio merecem toda admiração e cuidado. Essa política vai auxiliar os professores a orientar nossos estudantes para que o futuro seja ainda melhor”, destacou o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, Marcos Roberto Rosa.

A consultora e especialista em Educação com concentração em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Meire Cachioni, que auxiliou no desenvolvimento da Política, participou do lançamento de forma remota.

Segundo o projeto, com o crescente número de idosos no país e em Santa Catarina, é cada vez mais importante discutir questões relacionadas ao envelhecimento desde a escola, para promover a cooperação e solidariedade entre as diferentes gerações presentes no ambiente escolar e na sociedade.

Além do lançamento do caderno, que será distribuído nas escolas, a SED vai promover formações para professores sobre o envelhecimento e o processo do curso da vida, para que a temática possa ser inserida em atividades envolvendo as famílias dos estudantes.

Meire Cachioni falou sobre o pioneirismo de Santa Catarina no desenvolvimento do documento. “Será um exemplar único que servirá de exemplo para que outros estados possam avançar nesse assunto. Afinal, velhice é uma das fases mais dinâmicas da vida, por isso a importância do diálogo entre as escolas e instituições que se debruçam sobre o tema”.

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