TEMPORAL: Algumas informações dos municípios atingidos pelos fortes ventos fortes no Oeste de SC

30/06/2020 - 16h42

Na manhã desta terça-feira (30) fortes ventos e temporais atingiu diversos municípios do Oeste de Santa Catarina. Alguns municípios registraram diversas ocorrências. Ainda não se sabe ao certo quantos municípios foram prejudicados.

Descanso

De acordo com informações, na linha Itajubá, uma casa foi destelhada. Houve também uma queda de um pinheiro entre duas residências, mas sem atingir as edificações. Na saída para linha Pratinhas uma casa, que já havia sido atingida pelo temporal do dia 10 de junho, teve telhas arrancadas. Moradores também relataram danos em apartamentos, devido ao excesso de chuvas que causou infiltrações.


Itapiranga 

Os fortes ventos e chuvas causaram muitos estragos em Itapiranga nesta terça-feira (30). O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para desobstruir a SC-163, onde muitas árvores caíram. As comunidades de Linha Santa Cruz, Cordilheira, Santa Fé Alta foram as mais atingidas. Funcionários da prefeitura com máquinas estão desobstruindo as estradas e auxiliando, principalmente na Linha Santa Cruz, local mais atingido. Os clubes das comunidades de Cordilheira e Santa Fé Alta foram atingidos pelos temporais.


Palmitos

O forte temporal desta terça-feira (30) causou estragos no município de Palmitos, com árvores arrancadas, empresas e casas destelhadas. Com o vento forte, a estrutura metálica de cobertura da empresa Biasi cedeu e ficou bastante danificada. Além das casas destelhadas, cabos de energia se romperam e a torre da Rádio Comunitária 98.7 FM caiu com o vento forte. Também, o ginásio esportivo da Escola Estadual Princesa Isabel, que estava em reformas, foi bastante atingido. Após o vendaval, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham na retirada dos materiais e auxílio para a população.


São José do Cedro

Segundo informação de Júnior Kunz diretor do Semae, no início da manhã desta terça (30), foram registrados estragos no sistema de abastecimento de água no Assentamento em Linha 21 de Novembro. Júnior relatou que nesta manhã, quando a equipe do Semae chegou ao local, se deparou com os prejuízos causados no sistema de água. Onde tem quatros caixas de água, e três delas foram danificadas.

Onde está instalado o sistema é um lugar alto, e os ventos acabaram derrubando uma parede, o portão e danificaram as caixas onde é armazenada a água. Cerca de 60 famílias são abastecidas por esse sistema e a orientação é que os mesmos economizem água até que seja restabelecido o abastecimento.


Mondaí 

O forte vendaval acompanhado de chuva forte foi registrado no final da manhã também foi registrado em Mondaí. Segundo as informações, na cidade várias casas foram destelhadas com a força do vento. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram transtornos.

Algumas indústrias do município foram atingidas, a exemplo da Indústria de Móveis Henn, a qual teve o setor de carregamento fortemente atingido, além de outras partes da estrutura. A Rádio Porto Feliz também foi prejudicada com o temporal, sendo que teve a sua torre de transmissão, localizada na Linha Capivara, quebrada ao meio com a força do vento, estando desta maneira fora do ar.


Iporã do Oeste

O fato ocorreu na propriedade da família Simon, na linha Alto Tigre, as margens da SC 386. O galpão, que servia de abrigo para o gado leiteiro, teve cerca de metade do telhado arrancado pelos fortes ventos no final da manhã desta terça-feira. Segundo os proprietários, a estrutura havia sido concluída há poucos dias, e não possuía seguro. Além do telhado, os agricultores também tiveram prejuízos com a perda da maravalha, usada para o descanso dos animais.

Também na linha Alto Tigre árvores caíram sobre o galpão de outra propriedade, e árvores foram arrancadas pelo vento obstruindo o acesso ao local. No município também foram registrados danos em um poste de energia elétrica e queda de árvore na região do trevo.


Chapecó

A chuva e o vento forte provocam estragos em Chapecó, nesta terça-feira (30). No município foram registrados destelhamentos e quedas de árvore. Estrutura de edificações foram danificadas e placas de sinalização foram derrubadas pela força do vento. Parte de um barracão de eventos, localizado na Avenida Ernesto José de Marco (rua Araras), no bairro Efapi, caiu sobre a rede de alta tensão e bloqueou a pista.

Uma árvore caiu em cima de uma residência e atingiu uma idosa, de 78 anos, na manhã de terça-feira (30) no bairro Quedas do Palmital, nas proximidades do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC). Guarnições do Corpo de Bombeiros do município deslocaram-se para atender a ocorrência. A vítima não resistiu e veio a óbito, de acordo com os socorristas.


Concórdia

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia atendeu dezenas de chamadas em função de detalhamentos provocados pela chuva forte acompanhada de vento que atingiu a região.

De acordo com a central dos Bombeiros Voluntários, vários moradores proprietários de residências atingidas pelo vento forte. Os pontos mais altos da cidade foram os mais atingidos. Além disso, árvores também atingiram a fiação elétrica em comunidades do interior que continuam sem abastecimento de luz.


São Domingos 

Uma forte rajada de vento causou estragos em uma empresa na manhã desta terça-feira (30) em São Domingos. O fato foi registrado por volta das 11 horas quando os ventos derrubaram parte de um barracão. A princípio, os danos foram somente materiais e ninguém se feriu.


Joaçaba

O cajado de Frei Bruno, peça que ficava junto à Estátua no Monumento localizado no bairro Flor da Serra, não resistiu a uma forte rajada de vento no final da manhã desta terça-feira (30). Por volta das 11h30 a peça com cerca de 7 metros de cumprimento despencou do alto do Monumento e caiu em frente ao terreno, ao lado do velário. No momento não tinha ninguém no local. 

Um operário de uma obra, que estava em Herval d’Oeste, relatou que viu o cajado balançando por alguns instantes e logo em seguida ele caindo. A estrutura da estátua não foi danificada. Quando o Monumento foi construído o Cajado também quebrou, dobrando em cima da estátua, o que levou o idealizador do projeto reduzir o tamanho do mesmo. O vento de hoje foi forte e acompanhado de chuva.


Xanxerê

De acordo com a Prefeitura de Xanxerê, o vento forte provocou destelhamentos na manhã desta terça-feira (30) no município de Xanxerê. De acordo com a Defesa Civil municipal, o vento provocou estragos no bairro Pinheiro, Veneza e na Femi.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Ronaldo Luzzi, foram entregues lonas para os moradores do bairro Pinheiro, aonde o estrago provado pela força do vento foi maior. Na Femi o vento arrancou oito telhas e quatro goivos de um dos pavilhões. A previsão meteorológica indica fortes rajadas de vento, podendo passar dos 90 quilômetros por hora e chuva de moderada a forte para esta terça-feira.

Xaxim

O vendaval desta terça,  30, atingiu também o município de Xaxim SC.  Mais de  70 propriedades foram atingidas. Ocorreram detalhamento e árvores foram arrancadas.


>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook