Temporal destelha casas, derruba árvores e causa apagão em cidades do Oeste e Extremo Oeste de SC

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

14/09/2021 - 06h17

Municípios do Oeste de Santa Catarina foram atingidos por um temporal na noite desta segunda-feira (13). O vento forte, acompanhado de chuva e raios, causou destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica em alguns municípios.

Corpo de Bombeiros Militar informou via Twitter que no fim da noite de segunda-feira, por volta das 23h40, atendia ocorrências relacionadas ao tempo nos municípios de Mondaí, Descanso, Belmonte, Palmitos, Iporã do Oeste, Águas de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itá, Peritiba e Chapecó. 

Dados oficiais de quantos locais foram atingidos ainda não foram informados pelos bombeiros e pela Defesa Civil Municipal, que trabalham prestando ajuda.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atendidas ocorrências de destelhamentos na cidade de Descanso e Belmonte. Na cidade de Belmonte foram distribuídos cerca de 500m² de lona para atender 6 residências. Já na cidade de Descanso foi atendido uma residência com entrega de 40m² de lona e efetuado corte de uma árvore que estava caída em via pública.

Em Dionísio Cerqueira, foram atendidas 25 ocorrências, 21 ocorrências relacionadas às fortes chuvas ocorridas durante a madrugada, sendo 19 ocorrências de destelhamento, nas quais a guarnição atuou para avaliar os danos e riscos, prestar orientação e distribuir lona. Uma queda de árvore causou a obstrução da pista. Também foi verificada a queda de um poste de energia elétrica.

No Centro do município de Itá, segundo os bombeiros, o telhado de um estabelecimento desabou e, conforme as primeiras informações, um duto de gás se rompeu no local. No começo da madrugada as equipes ainda estavam no local verificando a informações de vazamento do produto.

O sistema tempo real da Celesc indicava às 23h50 que cerca de 30 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica no Oeste e Extremo-Oeste do Estado. Às 00h30, o número já baixou para 22 mil.

Pelo menos seis cidades da região apresentam problemas de falta de luz. O município mais atingido é Paial, com mais de 90% do abastecimento de energia elétrica afetado. Equipes da Celesc trabalham para solucionar o problema. Confira os municípios com registros de falta de energia elétrica: Santa Helena - Total de unidades consumidoras: 1.160 (Sem energia: 95); Paraíso - Total de unidades consumidoras: 1.891 (Sem energia: 497); Guatambu - Total de unidades consumidoras: 3.527 (Sem energia: 479); Paial - Total de unidades consumidoras: 828 (Sem energia: 789); Arabuta - Total de unidades consumidoras: 1.955 (Sem energia: 185); Água Doce - Total de unidades consumidoras: 3.202 (Sem energia: 569).

Em Chapecó, moradores de bairros próximos à área central relataram queda de luz no fim da noite. 

A mesma tempestade que chegou a Santa Catarina nesta segunda-feira, mais cedo também causou estragos em cidades do Rio Grande do Sul. Em Pinheiro do Vale, por exemplo, o vento deixou um rastro de destruição com muitas casas destelhadas e árvores caídas. 

Alerta permanece 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu diversos alertas para a noite desta segunda-feira por conta da chegada de uma instabilidade com raios, rajadas de vento, chuva e granizo. Isso deve predominar do Oeste do Litoral Sul do Estado.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook