Tornado deixa rastro de destruição no Oeste de Santa Catarina

Divulgação/Bombeiros

Divulgação/Bombeiros

11/07/2023 - 18h21

Um tornado causou destruição na comunidade da Canhada Funda, no interior de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste Catarinense. Foi na manhã desta terça (11).

O fato ocorreu por conta de uma célula convectiva explosiva, além de chuva de granizo acompanhada de raios, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer.

No início da manhã, por volta das 07h, uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa, na Linha Canhada Funda Alta, e um pavilhão local também foi derrubado pelo forte vento. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a residência foi atingida pela árvore e os proprietários tiveram bastante prejuízo material, principalmente nos móveis. A guarnição realizou procedimentos de corte com equipamentos específicos para retirar a árvore de cima da casa e a companhia de energia elétrica também foi acionada para prestar apoio na ocorrência.

Representantes da administração municipal de Herval D´Oeste e da Defesa Civil estão presentes no local, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, para fazer o levantamento das perdas na comunidade de Canhada Funda. As equipes estão empenhadas em auxiliar a população e avaliar os danos causados ​​pelo clima. A prioridade é garantir a segurança e oferecer o apoio necessário aos moradores da região.

Ainda conforme Piter, ao longo desta terça e na quarta (12) novas tempestades  podem se formar na região.

Previsão para os próximos dias em SC

De acordo com as informações dos meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, até quinta (13) ocorrem pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados em curto intervalo de tempo.

No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste previsão de acumulados de 50 a 80 mm em média, com temporais localizados e granizo.  No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis totais médios de 80 a 130 mm. No Litoral Sul, os pontuais podem atingir de 150 a 200 mm, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. Risco de alagamentos e deslizamentos.

A condição do tempo de deva a áreas de baixa pressão e formação de um ciclone extratropical entre o RS e o Sul de SC. 

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook