Tornado pode ter atingido cidade do Sul de SC, diz Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

13/11/2023 - 10h06

A localidade de Bom Pastor, no município de Tubarão, no Sul do Estado, pode ter sido atingida por um tornado de curta duração durante a tarde do último sábado (11). A possibilidade foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina. Outras cidades da região tiveram registros de vento intenso e prejuízos relacionados à ventania.

Possibilidade de tornado

Durante a tempestade, houve vários registros de danos em estruturas com telhas metálicas retorcidas, além da queda de árvores e de galhos. Dados da estação meteorológica instalada em Tubarão, imagens do radar meteorológico e fotos dos estragos, além de relatos da população, dão conta de que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região.

“Após uma verificação in loco pela Defesa Civil Municipal foi constatado que alguns materiais, objetos e árvores, estavam retorcidos com características de um possível pequeno tornado. Algumas pessoas também devem ter visto um funil provocando esses danos”, explica Anderson Martins Cardoso, coordenador do órgão em Tubarão.

Conforme a Defesa Civil, às 16h03 de sábado, o radar meteorológico de Lontras identificou alta refletividade, ventos intensos e com direções opostas dentro de uma mesma região e velocidades estimadas em 25 m/s em conformidade com o observado na estação meteorológica (entre 90 e 100 km/h).

Ainda segundo o órgão, outras variáveis com refletividades e dados sugerem que a localidade possa ter presenciado a formação e passagem de um tornado, o que corrobora com os estragos observados.

Ventos fortes no Sul de SC

Em Tubarão, a ventania chegou a marca de 90,8 km/h. Balneário Arroio do Silva e Araranguá quase perto de 100 km/h. 

>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook