Os cinco municípios
da Comarca de São Miguel do Oeste acataram recomendação do Ministério Público
de Santa Catarina (MPSC) e promoveram adequações em seus portais a fim de
atender às exigências legais relativas a contratações emergenciais em razão da
covid-19. A principal delas, um site específico para publicar as informações
sobre as aquisições, visa trazer maior transparência e permitir o controle
social da administração pública.
As recomendações
para os municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita,
Guaraciaba e Paraíso foram expedidas pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca
depois da análise dos portais da transparência de cada município, que
demonstraram desconformidades em relação ao prescrito na legislação específica.
Nos documentos
encaminhados aos gestores municipais, a Promotora de Justiça Marcela de Jesus
Boldori Fernandes informa que a Lei n. 13.979/2020, ao instituir regime
extraordinário e temporário para as contratações e aquisições necessárias ao
combate do novo coronavírus, possibilitando a dispensa de licitação, dispôs
também sobre regras específicas de divulgação dessas operações.
A principal regra é
a exigência de um site específico na internet contendo, além das compras
efetuadas, no mínimo informações como o nome do contratado, o número de sua
inscrição na Receita Federal, o prazo contratual, o valor e o respectivo
processo de contratação ou aquisição. Por se tratar de mínimo legal, nada
impede que os municípios alimentem o site com informações adicionais sobre as
contratações e aquisições realizadas.
Agora, com
atendimento à recomendação do Ministério Público, todos os cinco municípios
contam com sítio próprio para as compras emergenciais e estão adequados às
exigências legais.
"A medida
confere maior transparência e possibilita que a população saiba e fiscalize o
destino dos recursos públicos aplicados no combate à pandemia", considera
a Promotora de Justiça.
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