TRE-SC divulga campanha 'Meu Primeiro Título #BoraVotar', em São Miguel do Oeste
Vice-prefeito, Edenilson Zanardi, recebeu o presidente do Tribunal, desembargador Fernando Carioni, na manhã desta quarta-feira (20).

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

21/10/2021 - 18h06

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, esteve em São Miguel do Oeste na quarta-feira (20), divulgando a campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar”.

Na prefeitura, ele foi recebido pelo vice-prefeito, Edenilson Zanardi; procuradora geral do Município, Barbara Rodrigues; secretária de Educação, Sisse Velozo; e assessora pedagógica da Secretaria, Dalianne Martiny. Também participaram da reunião, o jurista e diretor da EJESC (Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina), juiz Rodrigo Fernandes; juiz de Direito, Marcelo Pons Meirelles; procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol; juiz de Direito da 45ª Zona Eleitoral, Daniel Emendörfer; e o juiz de Direito da 82ª Zona Eleitoral, Márcio Cristófoli.

A campanha visa incentivar o público jovem de 16 e 17 anos, para o qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos, a participar do processo democrático brasileiro. “Precisamos fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das suas cidades, do seu estado e da nação. E isso se dará munido do título eleitoral, que é o passaporte da democracia”, destacou o presidente do TRE-SC.

Para impulsionar a campanha, uma comitiva da Justiça Eleitoral está visitando alguns municípios do estado para promover o engajamento regional. Além de São Miguel do Oeste, já foram visitados os municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó.

Segundo dados do TRE-SC, os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado em Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria 6,15% do total de eleitores do estado.

Depois da reunião na prefeitura, as autoridades participaram de um evento com estudantes da Escola São Miguel, onde foi ressaltada a importância do voto e detalhada a forma de solicitar o Título de Eleitor. Todo o procedimento é feito de forma 100% online, por meio do site www.tre-sc.jus.br.

O vice-prefeito, Edenilson Zanardi, avaliou de forma bastante positiva a campanha do TRE, e destacou que quanto mais cedo os jovens se envolverem na política, melhor será o seu senso crítico. “Esta é uma responsabilidade boa de se ter, um exercício da cidadania que lhes possibilitará avaliar as propostas segundo os seus próprios critérios”, pontuou.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook