Tribunal de Justiça alerta para golpe que já fez 20 vítimas em SC

26/02/2020 - 17h40

Um golpe, que tem chamado a atenção no país, já fez 20 vítimas em Santa Catarina. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) emitiu um alerta sobre o assunto na quarta-feira (26). O alvo deste golpe, segundo o TJ, são credores de precatórios – ou seja, pessoas que processaram o governo e aguardam pelo pagamento. 

 De acordo com o TJ, uma quadrilha entra em contato com a vítima, via mensagem ou ligação, e apresenta-se como advogado, servidor do TJ ou especialista, e promete antecipar um pagamento a partir do depósito de um valor – em média, de R$2.990. Uma vítima do Estado chegou a depositar R$ 80 mil.

O TJSC informa que não entra em contato com os credores e não realiza nenhum pagamento adiantado. A ordem de pagamentos é pré-determinada judicialmente, e não há como alterá-la. “É preciso alerta porque os golpistas são bem persuasivos no contato e geram a expectativa de que a pessoa receberá o valor, mas na verdade é um golpe”, adverte o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Das 20 vítimas no Estado, 12 são da capital Florianópolis. Um escritório de advocacia da cidade teve o nome utilizado de forma ilegal pelos golpistas. Em dois dias, 15 clientes foram assediados pela quadrilha. O TJ ressalta que para passar credibilidade, a quadrilha cita nomes de magistrados e utiliza números de telefone locais. 

Ainda segundo o coordenador do NIS, todas as vítimas devem registrar boletins de ocorrência sobre os casos. A Divisão de Inteligência do TJSC e a Polícia Civil trabalham na ocorrência, para identificar mais detalhes sobre o grupo criminoso. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook