Ucrânia afirma que usina nuclear bombardeada pela Rússia está segura após incêndio

Fogo atingiu área administrativa da instalação | Foto: Reprodução CP

Fogo atingiu área administrativa da instalação | Foto: Reprodução CP

04/03/2022 - 00h17

Autoridades ucranianas disseram que a segurança na usina nuclear de Zaporíjia está "garantida", após o local protagonizar um incêndio, em meio ao bombardeio das forças russas. "O diretor da usina disse que a segurança nuclear agora está garantida. Segundo os responsáveis, um prédio de treinamento e um laboratório foram afetados pelo fogo", declarou Oleksander Starukh, chefe da administração militar da região.

Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou Moscou de recorrer ao "terror nuclear" e de querer "repetir" a catástrofe de Chernobyl, depois de denunciar o ataque à usina nuclear ucraniana, a maior da Europa.

"Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este Estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear", criticou Zelensky.

As atenções do mundo foram direcionadas, na madrugada desta sexta-feira (horário local da Ucrânia), para o incêndio na usina nuclear de Zaporíjia. A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e a Casa Branca informaram que monitoram a situação. Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, denunciou o ataque que segundo ele poderia gerar uma tragédia "dez vezes maior que Chernobyl".

 >>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Correio do Povo



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook