Unoesc abre ao menos dois cursos de engenharias em São Miguel do Oeste

17/12/2020 - 09h14

A Unoesc São Miguel do Oeste está com as inscrições abertas no Seletivo Especial para dois novos cursos de graduação: Engenharia Mecânica e Engenharia Biomédica. Os cursos são presenciais, com aulas três vezes por semana, no campus,no período noturno e têm duração de cinco anos.

Segundo o diretor acadêmico, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, os cursos possuem uma estrutura moderna, com laboratórios prontos para o desenvolvimento de atividades práticas. Além disso, os estudantes terão aula com corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores. "Os cursos têm laboratórios reais e aulas práticas de verdade. A nossa formação ocorre, por meio de competências e habilidades, sempre voltada ao aprendizado de resoluções de problemas do cotidiano. A Engenharia Mecânica e a Engenharia Biomédica estão cadastradas no Ministério da Educação (MEC) como presenciais, com o oferecimento de práticas, que os acadêmicos utilizarão no seu dia a dia profissional", destaca Chielle.

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica da Unoesc forma um profissional apto a projetar, construir, supervisionar e gerenciar a manutenção de componentes, máquinas e equipamentos. O acadêmico também aprende a projetar sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas da indústria mecânica. Além disso, pode coordenar e realizar pesquisas, efetuar vistorias e perícias, fiscalizar obras, entre outros.

São inúmeras as possibilidades de trabalho para o engenheiro mecânico. O profissional pode abrir o próprio negócio, atuar na indústria de máquinas e na produção automobilística, de equipamentos e produtos. Além disso, pode atuar na indústria de mineração e petróleo, mecânica, metalúrgica e siderúrgica.

O diretor acadêmico, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, ressalta que a região Extremo-oeste catarinense precisa de profissionais qualificados, que buscam a aplicação das tecnologias, o desenvolvimento de inovações tecnológicas, a utilização de tecnologias mais limpas e o desenvolvimento de projetos e produtos, contemplando as dimensões, ambientais, econômicas e sociais.

"Um dos principais pilares da economia de São Miguel do Oeste e da sua região de abrangência está centrado na indústria metalúrgica, mecânica e alimentícia. Além disso, o Oeste catarinense é caracterizado por uma economia diversificada e em desenvolvimento, abrangendo a produção de máquinas e equipamentos, materiais de construção, produção de alimentos, agroindústria e confecções. Pesquisas apontam que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas indústrias da região é a qualificação profissional, sendo que uma pequena parcela dos colaboradores possui nível superior", afirma o professor Eduardo Ottobelli Chielle.

Estrutura do curso de Engenharia Mecânica

Os acadêmicos de Engenharia Mecânica da Unoesc desenvolverão atividades práticas em uma estrutura ampla e moderna formada pelos seguintes laboratórios: Informática, Física, Química, Máquinas e Ferramentas, Mecânica de Fluídos, Instalações Hidrossanitárias e Elétricas, Soldagem, Desenho, Materiais de Construção, Metrologia, Metalografia, Tratamento Térmico, Máquinas Térmicas, Vibrações e Máquinas de Fluxos.

ENGENHARIA BIOMÉDICA

O curso de Engenharia Biomédica tem o objetivo de formar profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científicos e éticos, capazes de atuar de forma inovadora na identificação e resolução de problemas nas áreas de Instrumentação Biomédica, Sistemas Diagnósticos e Engenharia Clínica e Hospitalar.

A profissão é regulamentada desde 2008, e o registro profissional é concedido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Por envolver áreas distintas do conhecimento dentro das Ciências Exatas e da Saúde, o profissional encontra um mercado de trabalho promissor em empresas desenvolvedoras de tecnologias médicas, assim como em hospitais e em centros de pesquisa, que desenvolvam estudos nesta área.

O diretor acadêmico, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, destaca que há um campo muito amplo a ser explorado. "Os mecanismos, equipamentos e pesquisas desenvolvidos e especificados pelos engenheiros biomédicos possibilitarão a aplicação de tecnologias voltadas para problemas específicos, possibilitando um desenvolvimento e uma prestação de serviço diferenciada para a área da Saúde do Oeste catarinense. A pesquisa na área da Saúde, em São Miguel do Oeste, também prospera e apresenta um enorme potencial investigativo. O curso de Engenharia Biomédica vem consolidar e criar um elo ainda maior entre a Saúde e a tecnologia", conclui o professor.

Estrutura do curso de Engenharia Biomédica

Os acadêmicos de Engenharia Biomédica desenvolverão atividades práticas em uma estrutura ampla e moderna composta pelos seguintes laboratórios: Informática, Química, Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Biofísica, Movimento Humano, Circuitos Digitais, Robótica, Eletricidade, Biomateriais e Biomecânica, além do ambiente clínico-hospitalar.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Unoesc



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook