Unoesc coordena projeto para criação de plataforma de inovação envolvendo universidades da Acafe

12/08/2020 - 17h29

A Unoesc realizou, na noite de terça-feira (11), um webmeeting para apresentar o “Projeto de Plataforma de inovação das instituições comunitárias do Estado de Santa Catarina”, que tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma para consulta e de integração entre as universidades do Sistema Acafe e os agentes de inovação presentes em Santa Catarina. O Projeto, que é coordenado pela Universidade, será custeado pelo valor de R$ 450 mil, disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da Emenda Parlamentar, referente ao Termo de Fomento 01.008.00/2019, Plataforma +Brasil nº 883227/2019, articulada pelo do senador Jorginho Mello, pela deputada federal Carmem Zanotto e pelo deputado federal Pedro Uczai.

Participaram do encontro on-line, os parlamentares que auxiliaram na captação do recurso, o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon que foi o mediador do bate-papo, o Presidente ABRUC e Reitor da Univates, Ney José Lazzari, a Presidente Comung e Reitora da UNISC, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o Presidente da Acafe, Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski e os demais reitores das universidades ligadas à Acafe, além de representantes da comunidade em geral.

O projeto para a criação da Plataforma de Inovação é composto de três metas. A 1ª:  realizar um diagnóstico mapeando as 16 Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado de SC associadas à Acafe, seus habitats de inovação e práticas inovadoras. A 2ª: desenvolver plataforma (site e aplicativo) para compilação do diagnóstico constando Habitats de inovação e práticas inovadoras das Instituições Comunitárias de Educação Superior do Estado de SC associadas à Acafe e respectivo plano de marketing e a 3ª: realizar missão técnica internacional e visitas nacionais aos representantes das instituições da Acafe para conhecer habitats e práticas inovadoras, bem como para divulgar a plataforma (site e aplicativo) nas Instituições Comunitárias de Educação Superior.

— Este é um projeto que vem para conectar as instituições comunitárias de Ensino Superior e os promotores de inovação. Buscamos disponibilizar dados para consulta e um local para articulação e troca informações afetas às oportunidades inovadoras de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços entre os participantes — comentou a coordenadora da Agência de Inovação e Relações Institucionais – AGIR da Unoesc, professora Jéssica Romeiro Mota.

Durante o encontro on-line, os participantes comentaram sobre a importância das ações contempladas no projeto. Destacaram que a iniciativa tem muito potencial e que poderá inspirar universidades do Brasil todo. O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon agradeceu o empenho dos parlamentares que conseguiram o recurso, destacando que o projeto será de grande importância para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento estadual.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook