Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em humanos

GETTY IMAGES

GETTY IMAGES

18/11/2021 - 17h18

O biofarmacêutico sueco Alzinova já começou a recrutar voluntários para o ensaio clínico de Fase 1b de sua potencial vacina de Alzheimer, ALZ-101. O estudo será realizado na Finlândia, onde já conseguiu seu primeiro participante. A pesquisa planeja inscrever pacientes com doença de Alzheimer em estágio inicial e seu objetivo principal é avaliar a segurança e tolerabilidade da vacina.

Duas doses diferentes serão analisadas e os resultados dos testes de primeira linha são esperados no segundo semestre de 2023. O ensaio clínico para a vacina é duplo-cego, o que significa que nem os pesquisadores, nem os participantes sabem quem receberá a medicação e quem receberá o placebo. Os estudos pré-clínicos não mostraram evidências de problemas ou inflamação associados ao imunizador. Os cientistas esperam avaliar a resposta imunológica do corpo à vacina após múltiplas doses, bem como analisar uma gama de biomarcadores relacionados ao Alzheimer.

A empresa está desenvolvendo um imunizante para o Alzheimer que visa combater os oligômeros beta-amilóides – cadeias de proteínas que, quando se acumulam no cérebro, causam as manifestações clínicas da doença. O agente imunizante estimula a produção de anticorpos que podem reconhecer formas beta-amilóides capazes de desenvolver neurotoxinas.

“É muito gratificante que o ALZ-101 tenha entrado em testes clínicos em uma área com necessidade médica não atendida. Esperamos continuar o desenvolvimento deste potencial tratamento modificador da doença com o objetivo de longo prazo de tratar e prevenir o início e a progressão desta doença devastadora ”, disse Kristina Torfgård, CEO da Alzinova, em um comunicado à imprensa.

O estudo planeja inscrever 26 pacientes com doença de Alzheimer em estágio inicial e seu objetivo principal é avaliar a segurança e tolerabilidade da vacina ALZ-101. Os estudos pré-clínicos não mostraram evidências de problemas de toxicidade ou inflamação associados ao imunizador.

Os cientistas também esperam avaliar a resposta imunológica do corpo à vacina após múltiplas doses, bem como analisar uma gama de biomarcadores associados ao Alzheimer.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook