Vacina tríplice viral será testada contra o coronavírus em SC

04/08/2020 - 23h13

A vacina tríplice viral, que integra o calendário nacional de imunização, será testada no combate do novo coronavírus em Santa Catarina. Os testes serão realizados de forma voluntária em profissionais da saúde da Grande Florianópolis. O estudo ocorre no Hospital Universitário (HU) na Capital. 

Preliminarmente, a pesquisa coordenada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Edison Fedrizzi, identificou que a mesma vacina que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, também ativa o sistema imunológico, o que pode contribuir para prevenção do vírus ou, ao menos, reduzir o impacto dele no organismo. 

O próximo passo é avaliar a efetividade da imunizadora contra a covid-19 em profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus e, consequentemente, os mais expostos ao contágio. Periodicamente, o participante vai ser testado para acompanhar se houve infecção e o grau dos sintomas. A previsão é ter resultados preliminares da eficácia da vacina dentro de alguns meses.

- Sabemos que os profissionais da saúde são as pessoas com maior risco de adquirir essa infecção. Gostaria de convidar todos os profissionais da saúde da Grande Florianópolis para participar do nosso estudo. Basta enviar uma mensagem para o nosso telefone - reforça Fedrizi. 

A pesquisa envolvendo a vacina MMR é um dos cinco projetos aprovados no edital 06/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que destinou R$ 1 milhão em recursos em dois editais, um para estudos e outro para desenvolvimento de produtos com ação de curto prazo no combate à pandemia e seus efeitos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook