Valdir Rubert é o novo presidente da Ameosc
O prefeito de Mondaí assume os trabalhos em janeiro de 2023.

Foto: Divulgação/Ascom

Foto: Divulgação/Ascom

20/12/2022 - 09h48

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina realizou na última sexta-feira (16) a última assembleia dos prefeitos de 2022, na sala de reuniões da Ameosc. Em paralelo à reunião, foi realizada uma atividade com as primeiras-damas, em parceria com a Epagri.

Na abertura da assembleia, a Epagri, representada pelo gerente regional Sidinei Simon, apresentou os resultados obtidos pelas ações da entidade e o planejamento estratégico para a agropecuária regional para 2023.

Em seguida, foi aprovado o novo regimento interno da Ameosc, que delibera as funções e atribuições dos cargos da entidade. Ainda, o contador da Ameosc, Rudinei Almeida, apresentou a prestação de contas de 2022 e o orçamento para 2023, que foi aprovado por unanimidade.

Durante a assembleia foi realizada a eleição da nova diretoria da Ameosc. O novo presidente eleito é Valdir Rubert, prefeito do município de Mondaí, que assume os trabalhos da entidade em janeiro de 2023. Para finalizar a reunião, foi realizado um jantar e confraternização.

Para o atual presidente e prefeito de Anchieta, Ivan Canci, ressalta que 2022 foi um ano de muitos desafios e conquistas em prol da região.  “A AMEOSC, através da participação ativa da diretoria -  cujos membros agradecemos, dos municípios associados, dos seus servidores, dos colegiados e de parceiras estratégicas, esteve à frente da luta em grandes temas e projetos regionais que impactarão positivamente o povo extremoestino. [...] Destacamos a unidade dos prefeitos e prefeita, que para além das turbulências eleitorais - próprias da democracia, mantiveram-se focados na construção de avanços para a região. Colhemos frutos, mantivemos bons cultivos e semeamos mais sonhos e projetos. [...] Coordenamos uma expressiva delegação ao COMAC/SC e representamos a região junto à direção da FECAM. Confiamos sempre, que a AMEOSC, segue firme, com a força dos prefeitos fazendo a região se movimentar de forma organizada e conjugada com as demais forças vivas. Os desafios são permanentes! Juntos construirmos a região dos sonhos de todos nós, ou seja, com serviços públicos adequados e qualidade de vida e oportunidades efetivas para todos”, ressalta.

O secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, destaca que a união é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. “Foram realizados tantos eventos e trabalhos durante o ano, principalmente pela dedicação e compromisso dos colaboradores e pela participação efetiva dos prefeitos e colegiados de áreas, que além de ajudar e planejar as ações, tem contribuído com a mobilização e participação nos eventos e demais atividades”, finaliza.

Prestação de contas

Em 2022, a Ameosc realizou e esteve a frente de diversos projetos importantes para a região Extremo-Oeste, deliberando em diversas frentes visando o desenvolvimento regional. Foram realizados, no total, 34 eventos de cursos e capacitações, a fim de capacitar o funcionalismo público dos municípios que integram a entidade e dar à população acesso a serviços mais qualificados.

Esporte

No esporte, dentre as competições realizadas neste ano, destacam-se: 4ª Copa AMEOSC de Futebol de Campo Sub 14 e Sub 17, 3º Campeonato Regional de Bocha Masculino, 3ª Copa AMEOSC de Bolão 23 Masculino e Feminino.  No referido período, as competições realizadas já reuniram aproximadamente 635 atletas.

Concursos e processos seletivos

No setor de concursos e processos seletivos, foram realizados 68 certames para 798 cargos, com um total de 19116 inscritos. Comumente, o setor trabalha com uma média de 15 a 20 processos em andamento ao mesmo tempo, cada um em sua etapa. O prazo mínimo do início ao fim de um certame é de aproximadamente 3 meses, uma vez que são inúmeras etapas a serem executadas, todas com prazos a serem cumpridos observando a legislação e, também, a demanda do Departamento. As provas objetivas e práticas são aplicadas e coordenadas aos sábados e domingos, sendo, geralmente, aplicados dois certames por final de semana.

Turismo

Assim como vários protagonistas, a AMEOSC valoriza o turismo regional e trabalha para que o mesmo seja reconhecido. Desta forma, ao decorrer do ano de 2022, muitas ações envolvendo o turismo regional aconteceram, como  reuniões do colegiado de Cultura e Turismo,  o  II Seminário Regional de Turismo, o lançamento do Projeto Avança Turismo, apresentação do Circuito Regional de Cicloturismo e também a divulgação do projeto Avança Turismo durante a Faismo 2022.

Ecoponto

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, e também com a prevenção de doenças a AMEOSC realiza e mantêm ações que viabilizam a recolha e recepções de materiais inutilizáveis como pneus, lixo eletrônico – televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores em desuso, por exemplo. Situado na Avenida Willy Barth, no Bairro Progresso, o ECOPONTO funciona há 20 anos com o objetivo de proporcionar a reutilização da matéria prima, auxiliando na preservação do meio ambiente, além de evitar o abandono de materiais em locais inapropriados e, assim, contribuir para que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, não se prolifere

Projeto Plantando Águas

Tendo em vista que o setor agropecuário, é responsável pelo maior uso de água no Brasil e no mundo a AMEOSC, em parceria com  Colegiado de Secretários de Agropecuária, Epagri e IFSC lançaram  no ano de 2022, o projeto Plantando Água, que tem como  objetivo principal: mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região, e também tem o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência. Com o andar do projeto, passos importantes estão sendo dados, como a busca de entidades parceiras para financiamento do projeto, e também a aplicação de técnicas conservacionistas nos munícipios. 

Algumas ações visadas pelo projeto são:

• Plantação/ Regeneração de 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos;

• Práticas conservacionistas de uso e manejo dos solos e da água na agropecuária regional;

• Construção - ao longo de 400 km de estradas rurais – de tanques de decantação e infiltração;

• Construção de barraginhas em propriedades.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook