Veja medidas para reduzir consumo de energia elétrica no inverno, segundo Celesc

16/07/2019 - 10h30

As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) divulgaram nesta segunda-feira (15) medidas para economizar energia elétrica no inverno. A principal delas é não demorar muito no banho. Segundo a empresa, o uso prolongado do chuveiro elétrico pode representar um acréscimo de 25% a 35% da despesa total com a luz.

O gerente do Departamento de Eficiência Energética e P&D da Celesc, Thiago Jeremias, diz que o uso do chuveiro no modo inverno demanda, em média, 30% a mais de energia do que na posição verão.

A recomendação é que o banho dure entre cinco e oito minutos. Outra dica é se programar para que ele ocorre nas horas mais quentes do dia, no final da manhã ou início da tarde, quando a temperatura está mais elevada.

Confira abaixo outras dicas:

Chuveiro - ainda em relação aos chuveiros, se a regulagem for feita por meio de uma vareta, reduza a potência e solte menos água. Dessa forma, a temperatura da água vai subir e será possível economizar energia e água. Nunca reaproveite uma resistência queimada, pois ela aumenta o consumo de luz, além de ser um risco para a segurança do usuário. Se possível, instale um sistema de aquecimento solar de água em casa.

Aquecedor - mantenha janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Limpe os filtros com frequência e desligue o aparelho quando sair do ambiente por tempo prolongado. Nunca se deve cobrir um aquecedor elétrico, pois há risco de incêndio.

Ferro de passar roupas - acumule bastante roupas para ligar o ferro o mínimo de vezes possível. Comece pelos tecidos mais leves, para aproveitar o calor do aparelho para as roupas mais grossas.

Máquina de secar roupas - se puder, seque as roupas ao ar livre. Caso precise usar a máquina, coloque a quantidade máxima indicada no manual para reduzir o esforço que o eletrodoméstico precisará fazer. Além disso, mantenha o filtro sempre limpo.

Geladeira - ajuste o termostato de acordo com a época do ano, mantenha a borracha de vedação em bom estado, não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes e não seque roupa atrás do eletrodoméstico.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook