Verão marca mudanças no tempo em SC; veja como será a influência do La Niña

Foto: Leo Munhoz/ND

Foto: Leo Munhoz/ND

21/12/2021 - 09h10

Chegou o dia mais aguardado do ano para os amantes do calor: nesta terça-feira (21), às 12h59, começa oficialmente o verão brasileiro. A meteorologia indica que 2022 será de muito calor em Santa Catarina, mas com um alerta importante, impulsionado pelo fenômeno La Niña.

No Litoral Catarinense e Vale do Itajaí, além de muito calor, a umidade deve causar momentos de pancadas de chuva com granizo e temporais, em locais isolados.

Segundo o meteorologista da Epagri Marcelo Martins, “as chuvas podem vir acompanhadas de muitos raios no fim do dia ou na madrugada, ao longo de todo o verão”.

O meteorologista Piter Scheier também afirma que o ciclo de chuvas deve ser bastante irregular. “A previsão é de momentos de muitas chuvas e outros de muitas secas, principalmente no Meio-Oeste e Oeste, reforça a influência do La Niña “, explica.

La Niña “ataca” novamente

Santa Catarina passa por influência do fenômeno global La Niña, com o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial. As influências do La Niña devem seguir até o início do outono de 2022.

Nos mês de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 o calor vai prevalecer, e em fevereiro a chuva deve voltar a dar as caras, porém em março a seca é predominante.

Falta de energia no Verão

Marcelo ressalta a importância de ficar atento à sobrecarga de energia em cidades que recebem turistas no verão. A quantidade de pessoas aumenta e o consumo também, causando mais quedas de energia e falta de água no litoral.

O governo do Estado anunciou nesta segunda (20) o recebimento de dois transformadores móveis, equipamentos importantes no sistema de distribuição e transferência de energia elétrica ou potência elétrica de um circuito para o outro.

Agora, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) conta com 14 subestações móveis para auxiliar na recomposição da rede de distribuição. O valor do investimento é R$ 15,6 milhões.

A aquisição possibilitará o fornecimento de demanda suficiente para atender a população de municípios como, por exemplo, Porto Belo e Itapema.

O solstício de verão

Além do verão, também começa no dia 21 de dezembro o solstício no hemisfério sul, que é quando o país produz luminosidade prolongada. Nesse evento astronômico um dos polos do planeta encontra-se no seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol.

Apesar da garantia dias mais longos e ensolarados, pelo segundo ano consecutivo não terá horário de verão no Brasil.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ND+



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook