Vereadores de São Miguel do Oeste aprovam moções cobrando medidas para amenizar efeitos da estiagem
Pedidos tratam de programas de crédito, armazenamento de água e perfuração de poços.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais falaram na sessão sobre as perdas da agricultura

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais falaram na sessão sobre as perdas da agricultura

27/11/2020 - 08h23

Em sessões realizadas nesta semana, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram diversas moções cobrando medidas dos governos municipal, estadual e federal para amenizar os efeitos da estiagem na agricultura. Os pedidos tratam sobre programas de crédito, sobre armazenamento de água e perfuração de poços. 

A Moção de Apelo 91/2020, de autoria de todos os vereadores, solicita a órgãos estaduais e federais que adotem medidas de auxílio aos agricultores que sofrem os efeitos da estiagem em São Miguel do Oeste e na região Extremo-Oeste de Santa Catarina. Eles apontam prejuízos na produção de grãos, pastagens e alimentação do gado causados pela falta de água.

Em nível estadual, entre as sugestões propostas pelos vereadores estão credenciar sindicatos e cooperativas para elaborar projetos para o Programa Juro Zero. Eles pedem também a anistia do Programa Troca-Troca com vencimento em 2021, em municípios em que foi reconhecido o estado de emergência. Por fim, pedem flexibilização das leis ambientais neste ano para a abertura de açudes e reservatórios de água.

Na esfera federal, os vereadores sugerem a prorrogação por um ano de prestações com vencimento em 2020 e 2021. Também pedem a criação de um crédito de emergência no valor de R$ 30 mil por grupo familiar, nos moldes do crédito liberado em 2012. Por fim, solicitam a flexibilização para agricultores que contrataram custeio lavoura, sugerindo que após a vistoria e laudo técnico de adesão ao Proagro, o agricultor possa colher o produto para suprir o déficit de alimentação dos animais.

“O momento pede urgência na intervenção dos poderes, a fim de disponibilizar toda forma de auxílio possível a estes agricultores”, justificam os autores da moção. O pedido será enviado aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; ao secretário estadual de Agricultura, Ricardo de Gouvêa; ao coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Dezordi; ao chefe estadual da Defesa Civil, coronel Aldo Baptista Neto; ao presidente da Assembleia Legislativa de SC, Julio Garcia, aos demais deputados e à coordenadora da bancada dos deputados do Oeste, Marlene Fengler; e ao presidente da Ameosc, Plínio de Castro.

Na sessão em que foi apresentada a moção, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lírio Wathier e Deoclides Dalla Rosa, falaram dos altos prejuízos que os agricultores estão sofrendo em razão da estiagem. Eles também falaram da grande participação da agricultura familiar na produção de alimentos e na balança comercial, com exportação de alimentos.

DEPÓSITO DE ÁGUA

Vanirto Conrad (PDT) apresentou moção de apelo solicitando ao Executivo Municipal, em parceria com o Governo do Estado, que adquira uma área de terras e posteriormente construa um grande depósito de água. O vereador pede também a criação de um programa de construção de açudes e bebedouros para gado, bem como a limpeza daqueles existentes. O objetivo é sanar os problemas de falta de água na área urbana e rural quando da ocorrência de estiagens em São Miguel do Oeste.

Vanirto relata que, em razão da estiagem, agricultores e pecuaristas enfrentam problemas, e cita principalmente os produtores de leite. O vereador afirma que as sugestões permitirão o aumento da produtividade, da renda e a fixação do produtor no campo, além de disponibilizar água à área urbana. A moção será enviada ao secretário municipal de Agricultura.

POÇOS ARTESIANOS

Gilberto Berté (MDB) solicita à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura que estude a possibilidade de perfurar poços artesianos na Linha Oito de Março, no interior do município. Conforme Berté, a falta de água nesta comunidade é muito grande, pois já está afetando o consumo humano, agropecuário e a agricultura em geral. O vereador cita que o município já decretou emergência duas vezes neste ano, em virtude da estiagem.

“A perfuração de poços artesianos vai beneficiar muitas famílias que sofrem com a falta de água, principalmente em épocas de estiagem. Este é um pedido dos moradores que sofrem com a falta de água nesta comunidade”, ressalta Berté. A moção foi enviada ao prefeito e ao secretário de Agricultura.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook