Vereadores mirins propõem obras e serviços públicos em São Miguel do Oeste

07/07/2020 - 22h27

Proposições tratam sobre instalação de lixeiras, manutenção de academias, instalação de bicicletários, sinalização de trânsito, criação de fundo para atingidos por desastres naturais, construção de calçadas, disponibilização de psicólogo e instalação de brinquedos em escola, além de homenagem a diretora.

Durante a sessão ordinária dos vereadores mirins de São Miguel do Oeste, realizada nesta terça-feira (7) por videoconferência, foram apresentados diversos pedidos de obras e serviços públicos para o município. Confira abaixo mais informações sobre as proposições.

Indicação Legislativa 10/2020: de Luiz Carlos de Freitas, solicita à Administração Municipal que instale mais lixeiras no Centro de São Miguel do Oeste. O vereador mirim justifica que no Centro quase não há locais para depositar o lixo, e que uma lixeira coletiva ajudaria a manter essa área da cidade mais limpa. “Com a instalação de mais lixeiras, os moradores poderão descartar os resíduos em locais estratégicos e de forma correta”, acrescenta o vereador mirim.

Indicação Legislativa 11/2020: de Vinícius Viana Vizzotto, solicita a realização de vistorias nas academias ao ar livre e serviços de recuperação e manutenção nas que necessitarem. O vereador mirim justifica que algumas academias estão em más condições de uso, com equipamentos quebrados, material cortante a mostra e equipamentos com pouca segurança.

Indicação Legislativa 12/2020: de Cristian Tres Disner, solicita a instalação de bicicletários (estacionamentos para bicicletas) em logradouros públicos e pontos estratégicos do Centro de São Miguel do Oeste. A intenção é promover aos munícipes um local adequado para colocar suas bicicletas e realizar suas tarefas tranquilamente, estimulando as pessoas a andar de bicicleta e com isso tendo melhor qualidade de vida, além de contribuir para a conservação do meio ambiente. “Muitos munícipes são adeptos ao uso de bicicletas, porém acabam não utilizando-as pela insegurança e medo de que venham a ser furtadas, por não haver espaço adequado”, justifica. 

Indicação Legislativa 13/2020: de Luiz Lerner, solicita a implantação de uma rotatória na esquina em frente à Rádio Peperi, no cruzamento das ruas Marquês do Herval e Sete de Setembro, no Centro de São Miguel do Oeste. O vereador mirim justifica que no local a ocorrência de acidentes é frequente devido ao grande fluxo de veículos, ao excesso de velocidade e à dificuldade de cruzamento.

Indicação Legislativa 14/2020: de Eduarda Christine Berndt, solicita a pintura na sinalização da lombofaixa em frente à Escola Jaldyr Bhering Faustino da Silva, no Bairro São Gotardo. A vereadora mirim lembra que a pintura está desgastada, em razão do grande fluxo de veículos. “Precisamos melhorar a sinalização para oferecer segurança aos alunos e demais pedestres. Se a faixa estiver bem demarcada, sua visualização irá auxiliar na redução da velocidade dos veículos que trafegam nessa via”, ressalta a vereadora mirim.

Indicação Legislativa 15/2020: de Raquel Gasperin, solicita a criação de um fundo municipal ou estadual para socorrer famílias atingidas por desastres naturais. Ela ressalta que nestas situações, as famílias necessitam prontamente de auxílio, o que justifica a criação desse fundo.

Indicação Legislativa 16/2020: de Ana Luiza Muller, solicita a limpeza na quadra do Colégio La Salle Peperi. A vereadora mirim ressalta que é necessária limpeza na quadra, em especial em frente à escola, considerando o grande fluxo de pessoas, principalmente alunos e pais, para tornar o espaço um lugar mais agradável.

Indicação Legislativa 17/2020: de João Guilherme da Silva, sugere a construção de calçadas nas ruas 22 de Abril, Hélio dos Anjos Ortiz e Olavo Bilac, no Bairro São Jorge, próximo à Escola Alberico Azevedo. O vereador mirim ressalta que a calçada está concluída apenas na Rua Tiradentes, em frente à escola, e que as demais ruas ao redor não têm calçada. O objetivo, com esse pedido, é dar mais segurança a alunos, pedestres e principalmente aos idosos.

Indicação Legislativa 18/2020: de Tiffani Gabrieli Haack, solicita a disponibilização de uma psicóloga junto à Escola de Educação Básica Santa Rita, com o intuito de auxiliar os alunos com problemas de comportamento e aprendizado. A sugestão é que a profissional atenda visando a colaborar com alunos com sérios problemas psicológicos, que vêm afetando o aprendizado. “Tem-se percebido inúmeros problemas como tentativas de suicídio, constantes ofensas verbais entre alunos, bem como brigas desnecessárias após o final dos turnos. Com a presença desta profissional, os alunos teriam alguém para desabafar e contarem seus problemas, uma vez que nem sempre os pais estão à disposição para ouvi-los e acompanhar o desempenho escolar”, justifica a vereadora mirim.

Moção de Apelo 2/2020: de Ana Julia de Castro Lima, solicita a instalação de brinquedos de madeira com grama sintética na entrada do pátio da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, no Bairro Salete. A vereadora mirim ressalta que o pátio disponível é limitado e não oferece opção para atividades lúdicas mais tranquilas na hora do intervalo. “Sabemos que este momento é para liberação de energias acumuladas; por outro lado, pela falta de opção de lazer ocorrem muitos gritos, empurrões, correrias e conflitos. A hora do intervalo precisa ser pensada como um espaço importante de aprendizagem, uma vez que a interação não fica restrita aos alunos de uma determinada turma, mas é o momento em que todos interagem entre si. Apelo para que seja dada uma atenção a esse pedido e se verifique a possibilidade de adequar o pátio da escola”, acrescenta a vereadora mirim.

HOMENAGEM A DIRETORA

Na sessão os vereadores mirins também aprovaram uma moção de votos de pesar, de autoria de Thaís Schaefer Christ, que presta homenagem à diretora da Escola Municipal Waldemar Antônio Von Dentz, Janice Maria Feldkircher Wibrantz, falecida recentemente após sofrer um acidente doméstico. “Para quem teve a oportunidade de conhecer Janice, sabe o quanto ela era especial, tinha um coração enorme e sempre demonstrou boa vontade em resolver qualquer problema”, ressalta a vereadora mirim. Ela acrescenta: “A comunidade de Linha Canela Gaúcha ficou enlutada, entristecida sentindo um vazio imenso que vai demorar para passar. Obrigada pelos conselhos, pelas orientações e por se preocupar com o crescimento pessoal de cada aluno da escola. Seremos eternamente gratos e temos a certeza de que Deus já a acolheu em seus braços”.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook